Aplicativo facilita comunicação com pessoas com deficiência auditiva na eleição

Trata-se de parceria entre o TRE-SP e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED)

acessibilidade

Graças a uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED), o aplicativo “Cil – SMPED” será disponibilizada também no segundo turno das Eleições 2020, por meio da Central de Intermediação em Libras (Cil).  

A ferramenta oferece um serviço de mediação na comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e o intérprete em tempo real, por meio de videochamada, podendo ser acessado gratuitamente por celulares, smartphones e tablets Android ou IOS.

Já no primeiro turno de votação neste ano, o aplicativo teve acesso exclusivo para a Justiça Eleitoral paulista, permanecendo para a capital durante 24 horas, para uso diretamente pelos eleitores e também para os colabores de apoio logístico, que dão orientações nos locais de votação. Buscando facilitar a identificação do serviço pelo eleitor, foi incluído o logo do TRE – Eleições 2020.

Além disso, devido à pandemia do coronavírus, foi incluído no menu Novidades do app um  vídeo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contendo dicas para o dia da votação, com orientações sobre o protocolo de segurança contra a Covid-19.

Para o cidadão que não baixar o aplicativo, é possível ainda acessar o website do serviço da Cil para realização de chamada rápida. Para facilitar o acesso, será disponibilizado aos cartórios eleitorais da cidade de São Paulo cartaz para a divulgação nos locais de votação, contendo o QR Code para ingresso diretamente no site.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido