10 dias - Série #seuvototempoder destaca medidas de prevenção à Covid-19

Protocolos sanitários buscam garantir eleições seguras

Protocolos sanitários buscam garantir eleições seguras

As eleições municipais deste ano exigiram a revisão dos procedimentos eleitorais para a realização de um pleito seguro em meio aos desafios impostos pela Covid-19. 

A Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança em parceria com especialistas da área de saúde, a ser observado no dia da votação. Empresas privadas doaram os materiais constantes do protocolo sanitário, que serão encaminhados aos locais de votação. 

A recomendação é que, antes de sair de casa, o eleitor consulte seu local de votação, pois o número de seções diminuiu neste ano. A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou no site do TRE-SP.

Deve ser observado o distanciamento de pelo menos um metro entre eleitores e mesários. O uso de máscaras é obrigatório nos locais de votação e nas seções eleitorais. Se for necessário, o mesário pedirá ao cidadão que abaixe a máscara por alguns instantes para melhor identificá-lo.

O comprovante de votação será entregue ao eleitor apenas se este o pedir expressamente. O eleitor não deve se preocupar, pois pode obter a certidão de quitação eleitoral tanto pelo aplicativo e-Titulo como na página da Justiça Eleitoral na internet. Essa certidão substitui todos os comprovantes de votação que o eleitor eventualmente tiver.

Haverá álcool em gel em todos os locais de votação e em cada seção, a fim de que seja feita a higienização das mãos, antes e depois da votação. 

Se eleitores ou mesários tiverem febre no dia da eleição, a recomendação é que não compareçam às urnas. A medida também vale para quem tiver resultado positivo para a Covid-19 nos 14 dias que antecedem o pleito ou contato com pessoas contaminadas.

Para ganhar tempo, o eleitor pode levar a colinha com os nomes e números dos candidatos a vereador e prefeito de sua preferência. Também se recomenda que o cidadão leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Todas essas medidas buscam garantir a saúde e a segurança de eleitores, mesários e servidores da Justiça Eleitoral. Cumprido o protocolo sanitário, as eleições serão realizadas com tranquilidade.

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido