Presidente debate processo eleitoral com ministro Barroso e demais TREs

Ex-presidente recebe homenagem

Presidente debate processo eleitoral com ministro Barroso e demais TREs

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, participa, nesta segunda-feira (24), do II Encontro Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), a reunião visa debater os rumos do processo eleitoral no atual cenário, com temas como a segurança da informação e os cuidados e prevenção ao Covid-19 nas Eleições 2020. 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que também é presidente de honra do Coptrel, abriu o encontro relatando as principais providências que estão sendo tomadas pela Justiça Eleitoral para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo eleitoral. O ministro falou sobre a parceria com a iniciativa privada que vai garantir equipamentos de proteção como máscaras e protetores faciais para mesários. “Não teríamos tempo hábil para concluir uma licitação, então optamos por um apelo à iniciativa privada, já que estamos falando de mais de 7,5 milhões de máscaras e álcool em gel para que o eleitor use ao entrar e sair da seção”. 

Barroso lembrou que a campanha de incentivo à participação do mesário voluntário, estrelada de forma gratuita pelo médico Drauzio Varella, já rende frutos ao citar o caso de São Paulo, que registrou aumento de inscrições com pouco mais de 1 semana de veiculação. 

Mais cedo, houve a reunião, também por videoconferência, dos diretores-gerais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O diretor-geral do TRE, Claucio Corrêa, e os demais dirigentes discutiram, entre outros temas, a possibilidade de nomeação de novos servidores, melhorias no Processo Judicial eletrônico (PJe), a doação de equipamentos de proteção contra o coronavírus e o desenvolvimento de campanha para que os partidos políticos antecipem o registro de seus candidatos, considerando a pandemia. 

Os assessores de comunicação social dos TREs também tiveram encontro virtual pela manhã. 

A programação do II Encontro Virtual do COPTREL segue durante a tarde com palestra sobre a importância da informação para a eficiência e conformidade da Justiça Eleitoral e outras discussões e, ainda, a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral "Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto". O ex-presidente do TRE-SP e do Coptrel, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, foi um dos homenageados. 

COPTREL

Atualmente presidido pelo presidente do TRE-BA, des. Jotahy Júnior, o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais foi fundado em 1995 e objetiva discutir e buscar soluções para a Justiça Eleitoral e para o fortalecimento da democracia no Brasil.

Últimas notícias postadas

Recentes