TRE-SP sedia audiência pública "Diálogos para a Construção da Sistematização das Normas Eleitorais"

Direitos políticos, propaganda eleitoral, financiamento de campanhas e inclusão de minorias foram temas discutidos

TRE-SP sedia audiência pública "Diálogos para a Construção da Sistematização das Normas Eleitorais"

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, abriu, na manhã desta quinta-feira (4), o evento "Diálogos para a Construção da Sistematização das Normas Eleitorais", organizado pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP).

"O povo paulista, com o espírito bandeirante que o caracteriza, acolhe a todos que vêm colaborar para a atualização do direito eleitoral. Abro estes trabalhos com alegria e a certeza de que as discussões feitas aqui contribuirão para consolidar as regras eleitorais hoje contidas em múltiplos diplomas legislativos”, saudou o presidente.

Em seguida, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, Flávio Pansieri, representando o gabinete do ministro Edson Fachin, que instituiu o Grupo de Trabalho para Sistematização das Normas Eleitorais, disse que o objetivo do encontro é “colher ideias para o aprimoramento das normas eleitorais, uma vez que existem antinomias no sistema. Ouvir a sociedade civil e contar com a participação de todos, nesta ocasião, ajuda a fortalecer a democracia”.

O ministro do TSE, Carlos Horbach, após reiterar a importância de ouvir a comunidade jurídica de São Paulo, destacou três elementos que orientam o trabalho de sistematização das normas eleitorais: a unidade, a completude e a coerência. Graças a eles, é possível combater antinomias, lacunas e quebras de hierarquia presentes no sistema jurídico eleitoral.

Representando o Ministério Público, o procurador regional eleitoral Luiz Carlos dos Santos Gonçalves disse que o evento é bem-vindo, pois as sugestões colhidas podem ajudar a concretizar o princípio da segurança jurídica, resolvendo antinomias e zonas de penumbra encontradas na legislação.

As discussões foram distribuídas em quatro grupos de trabalho: direitos políticos e propaganda eleitoral; contensioso eleitoral, crimes eleitorais e processo penal eleitoral; financiamento de campanha; e partidos políticos e participação de minorias no processo eleitoral. As contribuições dos participantes serão estudadas pelos coordenadores dos respectivos eixos temáticos e poderão compor uma proposta que será apresentada ao TSE.

O desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior concluiu destacando que a audiência pública enriqueceu a Justiça Eleitoral, atendendo à própria ideia de democracia.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido