TRE participa de encontro do CNJ sobre desenvolvimento sustentável

Primeiro Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 busca alinhar objetivos da ONU e metas do Poder Judiciário

1º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário
Presidente do CNJ e do STF, ministro Dias Toffoli discursa durante evento em Curitiba

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, participaram nesta segunda-feira (19) do 1º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário.

O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Curitiba e teve como principal objetivo discutir a institucionalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável  (ODS) na Justiça brasileira. Os ODS, desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), devem ser implementados por todos os países até 2030.

Durante a abertura do evento, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou que o alinhamento do Poder Judiciário com a implementação da Agenda 2030 baseia-se em compromisso internacional firmado pelo Estado brasileiro. “Sem Justiça e Poder Judiciário, não há paz social possível. Somos defensores das garantias fundamentais e da dignidade da pessoa humana, atuando na construção permanente de uma sociedade mais justa, livre, próspera e solidária”, disse.

Segundo a coordenadora do Comitê Interinstitucional do CNJ, conselheira Maria Tereza Uille Gomes, os ODS já estão integrados às metas do Poder Judiciário. Ela reforçou que o encontro marca o início da segunda fase dos trabalhos do Comitê: após o levantamento do número de processos no país – 80 milhões – e correlacionados aos objetivos, agora serão desenvolvidos indicadores relativos ao Poder Judiciário, dentro da Agenda 2030, tendo como base as metas nacionais do Judiciário.

Durante o evento, o ministro Dias Toffoli e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, assinaram  um pacto pela implementação dos ODS no Poder Judiciário e Ministério Público, com a ONU; um Acordo de Cooperação Técnica entre o CNJ e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); e uma portaria, que institui o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS).

 

* Com informações do CNJ



Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusb


ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido