Plantão no sábado oferece oportunidade de atendimento aos eleitores

Ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento de quem ainda não realizou a biometria

TRE-SP_biometria_um_dedo_cadastramento

Quem ainda não coletou seus dados biométricos terá uma grande oportunidade no próximo sábado (13). Nessa data, a Justiça Eleitoral vai promover plantão em todos os cartórios e postos eleitorais do Estado de São Paulo, com atendimento entre as 8h e as 13h.

Normalmente, o atendimento ao eleitor é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O plantão tem como público-alvo o cidadão que trabalha ou estuda no horário regular de expediente dos cartórios eleitorais. Para ser atendido, é preciso fazer agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Maior colégio eleitoral do país, o Estado de São Paulo conta com 33,2 milhões de pessoas aptas a votar, das quais pouco mais de 16 milhões, o equivalente a 48,2%, têm dados biométricos cadastrados. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é de que a identificação de todo eleitor brasileiro seja digital já a partir de 2022.

Poupatempo

No sábado, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais vão seguir o seu funcionamento normal, com horários distintos conforme o local. O eleitor pode conferir a programação aqui, sendo que o atendimento também é realizado por agendamento no site do Poupatempo.

Biometria obrigatória

Os eleitores de 478 municípios estão convocados a fazer a biometria obrigatória em 2019, sob pena de cancelamento do título. Dos 11,7 milhões de moradores dessas localidades, apenas 4,6 milhões realizaram o cadastro, o equivalente a 42,15%. O índice é preocupante, considerando-se ainda o baixo comparecimento médio nos primeiros meses. Desde 4 de fevereiro, a média mensal tem sido de 250 mil, metade do esperado pelo TRE-SP.

As pessoas que residem nesses municípios têm de fazer a biometria no prazo definido, em datas que variam entre agosto e dezembro deste ano. O TRE-SP recomenda que ninguém deixe para os últimos dias, quando poderá haver filas e lentidão no procedimento.

Horário diferenciado do plantão em shoppings

Três postos de atendimento localizados em shopping centers terão horário de funcionamento diferenciado no dia 13 de abril, recebendo os eleitores entre 10h e 15h. As unidades são: Shopping Vale Sul, em São José dos Campos; Shopping Jaraguá, em Araraquara; e Shopping Itapecerica da Serra, na cidade com o mesmo nome.

As três cidades encontram-se em fase de biometria obrigatória. Nelas, o prazo para cadastramento se encerra em 19 de dezembro.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido