Novo posto em São Vicente aproxima eleitor da biometria

Posto oferece nova opção para eleitores que residem na área continental da cidade

TRE-SP Inauguração de Posto de Atendimento em São Vicente

A Justiça Eleitoral inaugurou nesta sexta-feira (19) o Posto de Atendimento Eleitoral na cidade de São Vicente, a 73 km da capital paulista. O município possui cerca de 252 mil eleitores, que terão à disposição mais um espaço para realizar cadastramento biométrico e solicitar outros serviços eleitorais.

O evento contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, e do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior. Também compareceram o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, e o prefeito do município, Pedro Gouvêa. A inauguração do Posto de Atendimento foi uma parceria entre o TRE-SP e a Prefeitura de São Vicente.

O posto está localizado na subprefeitura do município, beneficiando diretamente os eleitores residentes nos bairros da área continental. Anteriormente, estes eram atendidos somente no cartório da 340a Zona Eleitoral, situado na parte insular da cidade, na Praça da Bandeira, a mais de 10 km de distância. A área continental reúne aproximadamente 55 mil eleitores. “Esse posto facilita a vida do eleitor residente na parte do continente, pois evita que ele tenha de se dirigir até a ilha para tratar de trâmites eleitorais. É uma iniciativa fundamental”, afirmou o des. Cauduro Padin.

O Posto de Atendimento oferece três kits biométricos e capacidade para atender cerca de 70 pessoas diariamente. O objetivo da Justiça Eleitoral é aumentar o quantitativo de eleitores com digitais cadastradas em São Vicente, pois 33.663 (13,37%) pessoas participaram do procedimento desde a sua implantação, em 24 de agosto de 2015.  “A biometria é um grande salto de qualidade, representando mais transparência no exercício da cidadania”, disse o presidente do TRE-SP. “Valorizo muito esta inauguração. É importante que haja cada vez mais postos de atendimento para estarmos mais próximos do cidadão”, completou.  

A biometria ainda não é obrigatória em São Vicente, mas é aconselhável que o eleitor se adiante e já se cadastre a fim de evitar longas filas e outros transtornos quando se tornar obrigatória em um futuro próximo. Atualmente, a biometria é obrigatória em 84 municípios paulistas. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é cadastrar a biometria do todo o eleitorado do Brasil até 2022. O Posto atenderá eleitores de todo o município. O eleitor deve agendar o seu atendimento no site do TRE-SP .

O que levar:

Para fazer o cadastramento biométrico, é necessário levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência em nome do eleitor e com no máximo três meses de emissão e título de eleitor, se tiver.

Serviço:

Avenida Ulysses Guimarães, 1211 (subprefeitura). Bairro Rio Branco. São Vicente.

De segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

 

Siga nosso twitter oficial: @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook: www.facebook.com/tresp.oficial

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido