Calendário eleitoral resumido traz principais eventos das eleições de 2018

Quadro facilita consulta e acompanhamento das datas mais relevantes

Eleições 2018 – Confira o calendário com as principais datas

Os principais eventos relacionados às eleições de 2018 estão sintetizados em um quadro, que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo disponibiliza em seu portal na internet para facilitar a consulta e o acompanhamento por parte de políticos, jornalistas, estudiosos e interessados em geral.

O resumo em formato de quadro foi elaborado a partir da seleção de datas contidas na Resolução do TSE nº 23.555/2017, que dispõe sobre o Calendário Eleitoral das Eleições de 2018.

O dia 7 de abril, por exemplo, é o prazo final para o partido que queira participar do pleito registrar o estatuto perante o Tribunal Superior Eleitoral e para governadores, presidente da República e prefeitos deixarem o mandato caso desejem se candidatar a outro cargo. Também é o último dia para o pré-candidato ter domicílio eleitoral na circunscrição em que pretende concorrer e para obter o deferimento de sua filiação pelo partido.

O primeiro item do calendário resumido das eleições gerais de 2018 refere-se à obrigatoriedade de registro prévio de pesquisas de intenção de voto, em vigor desde 1º de janeiro. Nesse dia, os agentes públicos também passaram a ser alvos de algumas proibições, como a distribuição gratuita de bens, valores e benefícios, exceto casos previstos em lei.

Os dois últimos itens do calendário resumido, relativos ao dia 31 de dezembro, são o cancelamento, de ofício, das inscrições dos candidatos na Receita Federal e o encerramento, pelas instituições financeiras, das contas bancárias abertas para a movimentação de recursos do Fundo Partidário e de doações de campanha.

Acesse aqui o calendário eleitoral resumido.

 

Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Últimas notícias postadas

Recentes