Para não ter título cancelado, eleitor com mais de 70 anos deve participar da biometria obrigatória

Atualmente, no Estado de São Paulo, 82 municípios realizam a biometria obrigatória com revisão de eleitorado. E os eleitores dessas cidades que tenham mais de setenta anos, mais de dezesseis e menos de dezoito anos ou sejam analfabetos, apesar de terem o voto facultativo (CF, art.14, § 1º), devem fazer a biometria também.

Eleitores com mais de 70 anos deverão fazer a biometria

Atualmente, no Estado de São Paulo, 82 municípios realizam a biometria obrigatória com revisão de eleitorado. Os eleitores dessas cidades com mais de setenta anos, entre dezesseis e dezoito anos ou analfabetos têm o voto facultativo (CF, art.14, § 1º), mas devem fazer a biometria para não ter o título cancelado.

O objetivo da biometria é a coleta das digitais com atualização dos dados de cada eleitor a fim de aumentar a segurança na sua identificação no momento do voto. Das 82 cidades paulistas que realizam o procedimento obrigatório, 79 iniciaram a biometria em 13 de março de 2017 e as outras três, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, em 8 de maio. O prazo da revisão de eleitorado termina em março de 2018, exceto em Botucatu e Várzea Paulista, com término em dezembro de 2017.

Documentos

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE ou pessoalmente e comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão e título eleitoral, caso possua.

Locais de atendimento

O atendimento nos cartórios eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, exceto em Botucatu e Várzea Paulista, que é das 9 às 18 horas. Em Catanduva, a biometria é realizada exclusivamente na central de atendimento, localizada na rua Rio de Janeiro, n.º 100 (prédio anexo à Estação Cultura, antiga estação de trem), das 9 às 18 horas. Os eleitores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora são atendidos nos cartórios, no Poupatempo e na central de atendimento instalada no shopping Esplanada Iguatemi, das 9 às 18 horas. O endereço do shopping é av. Izoraida Marques Peres, 401.

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial


 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido