Novas eleições acontecem em Mairinque e Mombuca neste domingo (3)

Os eleitores de Mairinque e Mombuca voltarão às urnas, neste domingo (3), para eleger um novo prefeito e vice-prefeito após a anulação das Eleições 2016 para os cargos majoritários.

Eleitor votando

Os eleitores de Mairinque e Mombuca voltarão às urnas, neste domingo (3), para eleger um novo prefeito e vice-prefeito após a anulação das Eleições 2016 para os cargos majoritários. Poderão votar somente os eleitores inscritos nos municípios até o dia 5 de abril de 2017. 

Em Mairinque, seis candidatos disputam o cargo de prefeito: Ovídio Alexandre Azzini - Alexandre Peixinho - (PP), Rubens Merguizo Filho - Binho Merguizo - (PMDB), Ildeia Maria de Souza - Déia - (PT), José Luiz Monteiro - Monteiro - (PSOL), Rodrigo Augusto Conceição – Rodrigo da Imobiliária - (PODE) e Sergio Antonio Gonçalves – Serginho Despachante - (PSDB). Já em Mombuca, são dois: Rogerio Aparecido Alcalde - Formiguinha - (PSDB) e Maria Ruth Bellanga de Oliveira - Ruth - (PR). Aqueles que deram causa à nulidade do pleito de 2016 não podem concorrer na nova eleição.

Os candidatos que obtiverem a maioria dos votos válidos (excluem-se brancos e nulos) vencerão as disputas. Para municípios com menos de 200 mil eleitores, a lei não exige que o vencedor obtenha a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% mais um, não havendo, assim, a possibilidade de segundo turno.

Mairinque, a 70 quilômetros de São Paulo, tem 36.886 eleitores e pertence à 131ª Zona Eleitoral (ZE) de São Roque. Mombuca, distante 160 quilômetros da capital, conta com 3.318 eleitores e pertence à 38ª ZE de Capivari.

O que levar no dia da eleição

No dia da votação, é necessário levar um documento oficial de identificação com foto. A Justiça Eleitoral sugere que o eleitor leve também o título para facilitar a identificação da seção eleitoral. O horário da eleição é das 8 às 17h. Consulte o seu local de votação.

Os eleitores que estiverem fora das cidades no domingo têm até 3 de novembro de 2017 para justificar a ausência. Após esse prazo, o eleitor deverá regularizar a sua situação mediante pagamento de multa.

Nulidade do pleito

O motivo da nova eleição foi o indeferimento em definitivo, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos registros dos candidatos mais votados de Mairinque, Antônio Alexandre Gemente (PRP), e de Mombuca, Marcos Poletti (PSD). Gemente obteve 9.200 votos e Poletti, 1.381.

Neste ano, novas eleições foram realizadas em quatro cidades paulistas: São José da Bela Vista, Cafelândia, Mococa e Itatinga.

 

Leia mais:

30/06/2017 -  Mairinque e Mombuca escolhem novos prefeitos em 3 de setembro

14/10/2016 - Tribunal julga registros de candidatos a prefeito de Salto, Mombuca e São José da Bela Vista 

25/10/2016 - Tribunal barra registros de candidatos a prefeito de Ilha Solteira, Reginópolis e Mairinque 

 

  

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido