Cartórios eleitorais treinam mesários

Os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo, ao todo 425, estão ministrando os treinamentos para os mesários convocados e voluntários que irão trabalhar no pleito eleitoral desse ano. Serão treinados cerca de 400 mil mesários. “O trabalho do mesário é fundamental. É ele quem recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para votar.

Os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo, ao todo 425, estão ministrando os treinamentos para os mesários convocados e voluntários que irão trabalhar no pleito eleitoral desse ano. Serão treinados cerca de 400 mil mesários. “O trabalho do mesário é fundamental. É ele quem recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para votar. Também é ele quem garante o sigilo do voto e a tranqüilidade no dia de votação”, explica Sandra Intakli de Souza, chefe do cartório eleitoral da 5ª ZE – Jd. Paulista, que deverá treinar mais de 1400 mesários.

Os treinamentos, que têm em média duas horas de duração, visam capacitar os novos mesários e fazer uma reciclagem nos procedimentos de rotina, necessários para o dia da votação. Para fugir do treinamento convencional, com apresentação de vídeo e explicações orais, o chefe do cartório eleitoral da 421ª ZE - Teotônio Vilela, na Zona Leste da Capital, Juarez Costa de Souza, resolveu apostar em algo diferente: “Um grupo de teatro irá encenar diversas situações com os erros mais comuns que são cometidos no dia do pleito. Será uma maneira lúdica de chamar a atenção e ao mesmo tempo divertir os participantes. Vamos usar este recurso para o treinamento de mesários veteranos”, conta Souza. Foram convocados 1584 mesários para realizar os treinamentos.

O cartório da 1ª ZE também traz uma proposta diferente para os treinamentos desta eleição, que devem abranger mais de 1900 mesários. “Convidamos um mesário voluntário - que já trabalha há muitos anos nas eleições - para fazer uma palestra especial na FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado”, onde estão ocorrendo os nossos treinamentos. Por ele ter bastante experiência irá falar com mais propriedade sobre as atividades de um mesário”, conta Silmara de Carvalho e Silva, chefe do cartório eleitoral da 1ª ZE – Bela Vista.

 

Mesários Voluntários

 

Desde 2004, o TRE-SP implantou o Programa Mesário Voluntário, e este ano recebeu mais de 44 mil inscritos. O objetivo principal do Programa é atrair os eleitores para participar de forma espontânea nas eleições. “O número de mesários voluntários tem crescido cada vez mais, porém, é importante ressaltar que depois de nomeados, os voluntários têm as mesmas atribuições dos mesários convocados, e sua presença no dia da eleição é obrigatória”, esclarece Sandra, chefe do cartório eleitoral da 5ª ZE – Jd. Paulista. O Programa Mesário Voluntário já obteve êxito ao firmar convênios com renomadas Instituições de Ensino, como a PUC e a USP, entre diversas outras, para inclusão dos estudantes universitários e com os órgãos públicos para a divulgação das ações do Programa entre servidores ativos e inativos.

Cartório

Quando

Horário

Local

1ª ZE

15 e 22 de setembro

9h às 11h e das 8h às 13h30

FECAP Campus Liberdade

Av. Liberdade, 532

5ª ZE

15 e 22 de setembro

9h30 às 18h

FMU Campus Itaim Bibi

Rua Iguatemi, 306

421ª ZE

02, 08 e 09 de setembro

9h às 13h

CEU Sapopemba

Rua Quirino de Matos, s/n

 

BENEFÍCIOS PARA OS MESÁRIOS

VANTAGENS

2 (dois) dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
2 (dois) dias de folga para cada dia de treinamento;
certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral;
auxílio-alimentação;
preferência no desempate em alguns concursos públicos (desde que previsto em edital);
utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar, desde que a instituição de ensino superior a que pertence o mesário tenha firmado convênio com o TRE-SP.

VOLUNTÁRIOS

Devem se cadastrar pela internet no site do TRE;
Convocação deve ser feita pelo juiz eleitoral em edital divulgado até 60 dias antes das eleições.

RESTRIÇÕES

Não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau;
Menores de 18 anos;
Quem for convocado e não puder trabalhar pode apresentar pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que vai avaliar cada caso.

 

 

Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido