Divulgação do voto eletrônico

Homem votando na urna eletrônica.

Um dos mais importantes trabalhos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral desde a implantação da urna eletrônica é a contínua campanha para proporcionar ao eleitor total conhecimento do funcionamento da máquina, garantindo que ele tenha acesso às informações necessárias ao exercício de sua cidadania.

Essas campanhas são veiculadas desde 1996, ano de implantação da urna eletrônica, nos principais veículos de comunicação do Brasil. Além dos filmetes para TV e spots para rádios, a Justiça Eleitoral desenvolve também materiais gráficos diversos, como cartazes, folders, cartilhas, dentre outros.

Outra forma de divulgação utilizada freqüentemente pela Justiça Eleitoral é a demonstração da urna eletrônica em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados, shoppings, rodoviárias, estações de metrô, escolas e universidades. Nessas ocasiões, os eleitores têm a oportunidade de simular a votação por meio de um software especialmente preparado para o treinamento (também disponível on-line), além de tirar dúvidas com os funcionários da Justiça Eleitoral. Os cartórios eleitorais também mantêm à disposição dos interessados, no período eleitoral, uma urna eletrônica com o programa de treinamento.