Página interna do portal

TRE-SP define locais para auditoria das urnas eletrônicas nas Eleições 2026

Teste de Integridade ocorre em 33 máquinas no Centro Cultural São Paulo e na Universidade Paulista (Unip), ambos na capital; Tribunal ainda realizará o Teste de Autenticidade em outras dez urnas instaladas em seções eleitorais

Teste de Integridade também ocorreu no Centro Cultural São Paulo nas Eleições 2024

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou os locais onde ocorrerão as auditorias nas urnas eletrônicas para as Eleições 2026. O Teste de Integridade será realizado no Centro Cultural São Paulo, situado no bairro do Paraíso, na capital, enquanto a versão do procedimento com uso da biometria ocorrerá no saguão da Universidade Paulista (Unip), na Liberdade, na mesma região. Abertos ao público, os testes serão realizados em 4 de outubro, data do 1º turno, no mesmo horário da votação, das 8h às 17h.

Ao todo, 30 urnas de cidades de todo o estado serão submetidas ao Teste de Integridade e outras 3 máquinas passarão pela análise com uso de identificação biométrica. A seleção dos equipamentos que serão auditados será realizada no dia 3 de outubro, véspera do pleito, a partir das 8h30, no plenário do TRE-SP, no bairro da Bela Vista, no centro da capital. Partidos políticos, federações, coligações, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público, entre outras entidades fiscalizadoras podem acompanhar os procedimentos de fiscalização.

Como funciona o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas?

Previsto na Resolução nº 23.673/2021 do Tribunal Superior Eleitoral, o Teste de Integridade consiste em uma espécie de batimento para verificar se votos marcados previamente em cédulas de papel são os mesmos contabilizados pela urna eletrônica. A auditoria ocorre paralelamente à eleição para mostrar que o programa da urna registra corretamente o voto dos eleitores.

As urnas submetidas aos testes são de seções eleitorais já preparadas para o pleito. Ao serem selecionadas na véspera da eleição, as máquinas são retiradas das seções e transportadas até os locais dos testes. Os cartórios eleitorais, então, fazem a substituição desses equipamentos por outras urnas de contingência para viabilizar a votação. 

Para os testes, as cédulas de papel são preenchidas previamente com votos por representantes de órgãos externos. As cédulas ficam guardadas em urnas de lona lacradas e, no dia da votação, os votos anotados nelas são digitados, um a um, nas urnas por servidores efetivos do Poder Judiciário e do Ministério Público. Todas as etapas do teste são gravadas em vídeo e acompanhadas por representantes das entidades de fiscalização e por qualquer pessoa.


Integrante de Missão de Observação Eleitoral acompanhou Teste de Integridade com biometria na Unip, em 2024

NNesse processo, os votos em papel também são registrados em um sistema de apoio à votação, que funciona em um computador. Ao fim da votação, o resultado das urnas eletrônicas é comparado com o da apuração manual para comprovar o adequado funcionamento do sistema eletrônico. 

A diferença do teste padrão para a auditoria com biometria é que, na análise com identificação biométrica, são eleitoras e eleitores voluntários que liberam as urnas eletrônicas com a sua impressão digital para o início da verificação.

Nas Eleições 2022 e 2024, o Teste de Integridade também foi realizado no Centro Cultural São Paulo e na Universidade Paulista (Unip). As análises confirmaram a segurança do sistema eletrônico de votação.

O que é o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais?  

Outra auditoria prevista na Resolução TSE nº 23.673/2021 e realizada no dia da votação é o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. Diferentemente do Teste de Integridade, a verificação de autenticidade serve para atestar que os programas inseridos nos equipamentos são os mesmos assinados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. A inspeção de autenticidade também é pública e ocorre em 10 urnas instaladas em seções eleitorais, selecionadas na cerimônia a ser realizada na véspera do pleito no TRE-SP.

No dia da votação, antes da emissão da zerésima pela urna, são feitas as seguintes inspeções: exame do extrato de carga, para verificar que se trata da urna da seção eleitoral escolhida ou sorteada; rompimento do lacre do compartimento da mídia de resultado; retirada da mídia de resultado inserida na máquina; e verificação das assinaturas e dos resumos digitais pelo programa do TSE ou por programas de verificação de interessados na fiscalização. 

Para o Teste de Autenticidade, também são convocados os partidos políticos, representantes da OAB e do Ministério Público e demais entidades fiscalizadoras. A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-SP, responsável pela organização e condução dos procedimentos, é composta por magistrados e servidores, sendo presidida pelo desembargador Francisco Shintate.


Teste de Integridade também ocorreu no Centro Cultural São Paulo nas Eleições 2024

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

Acesso rápido