Fórum VerDemocracia vai debater Eleições 2026, tecnologia, inclusão e sustentabilidade

Aberto ao público, evento será realizado de 15 a 17 de setembro, em Belém (PA). Encontro é uma realização do TSE, em parceria com o TRE-PA

Logo Fórum Nacional Verdemocracia - 11.09.2025

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, de 15 a 17 de setembro, em Belém (PA), o Fórum Nacional VerDemocracia. O encontro, realizado em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), vai reunir especialistas da Justiça Eleitoral e convidados para debater os principais desafios das Eleições Gerais de 2026, incluindo o impacto das mudanças climáticas na logística eleitoral, os avanços da tecnologia e da inteligência artificial, a inclusão social, a cultura democrática e a consolidação do Estado Democrático de Direito. 

No dia 15, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fará a conferência de abertura às 19h30, com o tema “Democracia e Eleições – Questões Atuais”. A programação contempla sete painéis temáticos, entre eles o que trata de processo eleitoral e novas tecnologias, com a presença da ministra do TSE Estela Aranha. Depois, especialistas vão abordar os desafios democráticos, como investimentos, custos ambientais e o civismo de compromissos.  

No último dia, a ministra substituta do TSE Vera Lúcia estará presente no painel sobre a inclusão social e a cultura democrática. Já o ministro Nunes Marques, que vai presidir o TSE durante as Eleições 2026, encerrará o evento.  

O Fórum terá início no Dia Internacional da Democracia, 15 de setembro, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. 

Terça-feira (16) 

A programação começa às 9h com o painel “Processo Eleitoral e Novas Tecnologias”, com a participação da ministra do TSE Estela Aranha, da professora doutora do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) Marilda Silveira e do defensor público do estado do Rio de Janeiro e assessor-chefe da Vice-Presidência do TSE, William Akerman. A mediação será feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, Cristiano Zanin. 

Em seguida, às 10h45, será realizada a conferência “Democracia: o Ambiente e o Humano”, com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, e a secretária-geral da Presidência do TSE, desembargadora Andréa Pachá. 

No período da tarde, a partir das 14h, tem início o painel “Desafios Democráticos: Investimentos, os Custos Ambientais e o Civismo de Compromissos”, moderado pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves. Os painelistas serão o professor doutor da Universidade de São Paulo (USP) Fernando Facury Scaff, o professor doutor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA) José Eduardo Martinelli Filho e o professor mestre em Ciências da Faculdade de Direito da UFPA Alex Nunes Athias.  

Encerrando a programação de terça, às 16h, ocorre o painel “Poder Judiciário e a Economia Verde”, com a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) Eliane Moreira, o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Paulo de Faria e o advogado e ex-diretor-geral do STF Eduardo Toledo. A mediação será feita pelo presidente do TRE de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Júlio César Lorens.  

Quarta-feira (17) 

A programação de quarta tem início às 9h, com o painel “Inclusão Social e Cultura Democrática”. Participam como painelistas a ministra substituta do TSE Vera Lúcia, a presidente da Funai, Joênia Wapichana, e o presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB/CE) e membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas dos Advogados do Conselho Federal da OAB, Emerson Maia Damasceno. A mesa será moderada pela presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva. 

O painel “Questões Logísticas e Processo Eleitoral: o Impacto das Condições Climáticas nas Eleições” será realizado às 10h45, sob a moderação do presidente do TRE-MA, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira. Os painelistas serão o presidente do TRE-RS, desembargador Mario Crespo Brum, o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) João Simões e o juiz do TRE-PA Marcus Alan de Melo Gomes. 

Às 15h45, começa o último painel: “Direito ao Voto, Informação Verídica e Participação Democrática”, moderado pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Júlio Ferreira de Andrade. Participam a professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Dora Kaufmann, o professor doutor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Silvio Meira e o professor doutor e membro titular do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD) Bruno Bioni. 

Fechando a programação, às 17h30, será realizada a conferência de encerramento, conduzida pelo ministro do STF e vice-presidente do TSE, Nunes Marques. 

Confira a programação completa e outras informações na página do evento. 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido