Exposição ‘Quilombos: RasTREando nossas origens’ volta a ser exibida na sede do TRE-SP
Aberta ao público, mostra ficará exposta no Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim de 3 a 13 de novembro

A exposição fotográfica itinerante “Quilombos: RasTREando nossas origens” estará de volta ao Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim a partir desta segunda (3), como parte da celebração ao mês da consciência negra no Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP). A mostra será aberta ao público e ficará exposta na sede do Tribunal até o dia 13. Logo após, no dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, a exposição será exibida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), onde ficará até o dia 23 de janeiro.
A mostra “Quilombos: RasTREando nossas origens” surgiu no contexto do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP, uma ação da Justiça Eleitoral paulista que busca levar a democracia e facilitar o direito ao voto a comunidades de difícil acesso, incluindo pessoas indígenas, caiçaras e quilombolas no processo democrático. A exposição conta com imagens capturadas pelo coordenador de gestão de imóveis do Tribunal, Paulo Eberlein, durante visitas do projeto a cinco quilombos em território paulista. A mostra também traz relatos de servidores da Corte, com histórias pessoais relacionadas a comunidades quilombolas.
Equidade racial
Originalmente inaugurada em evento no Tribunal em 2024, a exposição está alinhada a diversos esforços da Justiça Eleitoral com enfoque em inclusão e diversidade, como o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial e, mais recentemente, a adesão à Rede de Equidade do Senado, programa formado por instituições públicas com o objetivo de compartilhar práticas e implementar iniciativas conjuntas de inclusão, equidade e diversidade, direcionadas a gênero e raça. Seguindo os compromissos firmados pela equidade e diversidade no Judiciário, a mostra passará ainda pelo Fórum Trabalhista Ruy Barbosa entre os meses de fevereiro e maio de 2026.
Exposição “Quilombos: RasTREando nossas origens”
Onde: Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim
Endereço: Rua Francisca Miquelina, 123, térreo, Bela Vista
Período de visitação: 3 a 13 de novembro








