Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP concorre em categoria do Selo de Qualidade Eleitoral

Projeto que busca facilitar o acesso ao voto entre indígenas, quilombolas, caiçaras e pessoas de localidades isoladas foi selecionado na categoria Menção Honrosa da premiação do TSE

Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP concorre em categoria do Selo de Qualidade Ele...

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) concorre à Menção Honrosa do Selo de Qualidade Eleitoral com o Programa de Inclusão Político-Eleitoral – Assentamentos, Povos e Comunidades Tradicionais do Estado de São Paulo. Desde março de 2022, a iniciativa tem buscado ampliar e facilitar o acesso ao voto entre indígenas, quilombolas, caiçaras e pessoas que vivem em localidades isoladas.

Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Selo de Qualidade Eleitoral será concedido aos TREs pela contribuição dada à Justiça Eleitoral. A cerimônia pública para divulgação do resultado do julgamento e entrega do Selo de Qualidade Eleitoral será realizada em 10 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília.

O Programa de Inclusão Político-Eleitoral permitiu a moradores de diversas comunidades tirar o título pela primeira vez ou regularizar a situação eleitoral. Desde o início, integrantes do projeto visitaram 160 comunidades tradicionais, como a terra indígena de Araribá, em Avaí, na região de Bauru; a aldeia Karugwá, em Barão de Antonina; a aldeia Tekoá Porã, em Itaporanga; a terra indígena Jaraguá, na capital; e a aldeia Tabaçu Reko Ypy, em Peruíbe.     

Ação contemplou atendimento eleitoral na Aldeia Tabaçu Rekoypy, na Terra Piaçaguera; projeto vis...
Coordenado pela Secretaria de Planejamento Estratégico e de Eleições (Seplan), o projeto contabiliza 2.153 operações de alistamento (1º título), além de outros serviços da Justiça Eleitoral, como:    

  • revisão de dados cadastrais e transferência de domicílio eleitoral de quem já tem o documento;  
  • mapeamento das comunidades e identificação da necessidade de ações de educação eleitoral;  
  • instalação de seções eleitorais ou providências para fornecimento de transporte no dia da eleição;    
  • registro do povo ou grupo ao qual pertencem, bem como a língua que falam;  
  • demonstração do voto na urna eletrônica;  
  • escuta das necessidades dos moradores.    

O projeto é apoiado por outras entidades públicas, como a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), a Fundação Florestal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), entre outras. Confira vídeo sobre o Programa de Inclusão Político-Eleitoral no canal do TRE-SP no YouTube.    

Projeto do TRE-RJ também é destaque

Outro projeto da região Sudeste que concorre à premiação é do TRE-RJ. O Regional fluminense consolidou, em 2024, uma presença digital que extrapolou métricas de engajamento e alcançou reconhecimento nacional, tornando-se referência no uso inovador das redes sociais. A iniciativa de destaque foi um vídeo tutorial que explica como votar, que ultrapassou seis milhões de visualizações, tornando-se um dos conteúdos de maior alcance da história da Justiça Eleitoral nas redes sociais.

A Menção Honrosa será conferida ao Tribunal que apresentar ação, projeto ou programa inovador, replicável e de impacto positivo para a Justiça Eleitoral, desde que atinja a pontuação mínima total de 700 pontos nos eixos temáticos: gestão eficiente, inovação e desenvolvimento colaborativo de sistema, atendimento ao cidadão, transparência, integridade e combate à desinformação; e   capacitação e desenvolvimento.    

O Selo de Qualidade Eleitoral, instituído por meio da Portaria TSE nº 109/2025, será concedido anualmente aos TREs que atenderem aos requisitos estabelecidos para melhoria da gestão, inovação tecnológica, atendimento ao eleitorado, transparência, integridade, combate à desinformação e capacitação de servidoras e servidores. A premiação será dividida em três categorias: Diamante, Ouro e Menção Honrosa.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido