Livro-catálogo da exposição Motirô é lançado em cerimônia no TRE-SP
Obra reúne as fotos da mostra, informações sobre o Programa de Inclusão Político-Eleitoral e as aldeias visitadas, além de dados sobre as etnias e línguas indígenas do Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE–SP) realizou nesta segunda-feira (12) cerimônia de lançamento do livro-catálogo da exposição fotográfica Motirô – RasTREando Nossas Origens. A mostra, que retrata as visitas do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP a aldeias indígenas do estado, acontece até 18 de maio, no Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, localizado no saguão da sede do TRE-SP, no centro da capital. O livro-catálogo reúne as fotos da exposição, informações sobre o Programa de Inclusão e as aldeias visitadas, além de dados sobre as etnias e línguas indígenas do Brasil.
A exposição conta com 41 imagens do coordenador de Gestão de Imóveis do TRE-SP, Paulo Montesso Eberlein, apaixonado por fotografia, além de objetos indígenas, como esculturas, cestos, arcos, flechas e colares, assim como painéis com depoimentos de servidores e servidoras do TRE-SP que se identificam como indígenas.

O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, abriu a solenidade reafirmando o compromisso do Tribunal com a inclusão dos povos tradicionais no processo eleitoral. “Por meio do Programa de Inclusão Político-Eleitoral, buscamos em cada ação, em cada iniciativa, reunir esforços com os órgãos parceiros para garantir que os direitos dos povos indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais sejam plenamente exercidos.”
De acordo com o presidente, a exposição permitiu, além de informar sobre as ações da Justiça Eleitoral paulista, celebrar a riqueza cultural e a diversidade de nosso país. “Hoje, com o lançamento deste livro-catálogo, damos mais um passo importante. Esta obra não é apenas um registro visual e textual, ela é símbolo da memória institucional e do nosso compromisso com a valorização da cultura e da história dos povos originários.”
O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa destacou que o espaço em que acontece a exposição foi concebido para receber exposições que registrem a memória do que o Tribunal produz de melhor. "Importante ressaltar que este espaço está sendo muito bem utilizado. As fotos foram feitas com muita sensibilidade pelo Paulo Eberlein", afirmou o diretor-geral."
O servidor Paulo Eberlein, autor das fotos, demonstrou sua satisfação com a exposição de suas imagens e a reunião delas no catálogo. “Eu sou engenheiro e desempenho atividades mais técnicas, voltadas à engenharia, à arquitetura, aos imóveis do Tribunal, e quando eu consigo retratar esse trabalho da Justiça Eleitoral de atendimento ao cidadão, esse propósito de permitir a participação de todos na democracia, é uma alegria.”
Segundo a servidora Soraya Kodja Dias, responsável pela organização da exposição e também pela diagramação do catálogo, foram impressas, na própria gráfica do TRE-SP, 60 unidades para o lançamento, e poderá haver ainda outras tiragens de acordo com a necessidade. Cada um dos Tribunais Regionais Eleitorais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receberão um exemplar da obra para suas bibliotecas.
Também participaram do evento o vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Encinas Manfré, a juíza substituta do TRE-SP, Maria Domitila Prado Manssur, a juíza assessora da presidência, Fernanda Colombini, o juiz assessor da corregedoria, Renato de Andrade Siqueira, e a secretária Planejamento Estratégico e de Eleições, Regina Rufino.
Veja as fotos do evento no Flickr do TRE-SP.