TRE-SP terá sessões virtuais de julgamento

Primeira sessão está prevista para 15 de abril

Fachada da Sede I do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Na sessão plenária desta quinta-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aprovou a Resolução TRE/SP nº 635/2024, que disciplina a realização das sessões presenciais, telepresenciais e virtuais no âmbito da Corte. A primeira sessão virtual tem início marcado para o dia 15 de abril.

O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, destacou que a grande novidade são as sessões virtuais de julgamento — que já ocorrem na maioria das Cortes nacionais, a exemplo do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal de Justiça São Paulo — e agora também farão parte da realidade da Corte Eleitoral paulista. 

O processo de votação ocorrerá integralmente em ambiente virtual, no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Após o voto do relator, seguirá a votação pelos demais membros da Corte. O julgamento será publicado ao final do horário designado para a sessão, cuja duração será de 48 horas, nos termos do artigo 8º da Resolução. 

Confira no YouTube a discussão sobre a Resolução. 

A iniciativa foi enaltecida pelos demais membros da Corte. “É uma revolução no Judiciário Eleitoral do estado de São Paulo e certamente trará mais agilidade e confiança aos cidadãos paulistas”, afirmou o juiz Regis de Castilho. 

O juiz Marcio Kayatt, da classe de juristas, assegurou aos advogados que o exercício da advocacia está absolutamente preservado. “Há a possibilidade de retirada do julgamento virtual por destaque nos casos em que o advogado queira fazer sustentação oral”, exemplificou. Já o juiz Cotrim Guimarães, oriundo do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, afirmou que naquele Tribunal os julgamentos virtuais são realizados com sucesso absoluto desde 2016. 

“Estamos evoluindo”, afirmou o procurador regional eleitoral, Paulo Taubemblatt. “Quando surgiu a máquina de escrever, houve advogado que pediu a nulidade da sentença porque ela não era feita com a caligrafia. O novo sempre vem”, concluiu. 

A Resolução ainda será publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do TRE-SP. 

Sustentações orais precisam de inscrição

Nos casos em que o processo é retirado da sessão virtual de julgamento com pedido de destaque para sustentação oral, para a sua realização é necessário fazer a inscrição por meio de formulário eletrônico disponível no portal deste Tribunal. 

O prazo para a inscrição é até às 15 horas do dia anterior à sessão de julgamento, quando a pauta foi publicada no DJe, e até uma hora antes do início da sessão de julgamento, nos casos de dispensa de publicação de pauta.

Já as inscrições para sustentações orais presenciais podem ser realizadas pessoalmente, até o início da sessão de julgamento presencial, na antessala do plenário do Tribunal.

imprensa@tre-sp.jus.br

Acompanhe nossas redes

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido