TRE-SP vence Prêmio de Inovação com projeto de gerenciamento de mesários

Iniciativa da 390ª ZE – Cangaíba conquistou o primeiro lugar na categoria Gestão da Informação e Conhecimento

Iniciativa da 390ª ZE – Cangaíba conquistou o primeiro lugar na categoria Gestão da Informação e...
Da esq para a dir., a Ministra do TSE, Edilene Lobo, as autoras do projeto Cristina Tenca e Glaucia Alves Soares e o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Cristiano Abreu Correa

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) venceu o I Prêmio de Inovação Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na categoria Gestão da Informação e Conhecimento, com o Sistema de Gerenciamento de Mesários, iniciativa da 390ª ZE — Cangaíba, na capital.

Os vencedores das dez categorias do prêmio foram anunciados nesta quinta (16), e o TRE-SP teve quatro projetos entre os finalistas.

O projeto vencedor

O Sistema de Gerenciamento de Mesários foi desenvolvido no cartório de Cangaíba para auxiliar o controle de dados dos integrantes das mesas receptoras de votos. Com um único clique, é possível identificar mesárias e mesários — quase 1.500, no caso da 390ª ZE — que desejam trocar de escola, de seção ou de função, bem como garantir que as pessoas mais experientes ocupem funções de maior responsabilidade.

As autoras do projeto são a chefe do cartório de Cangaíba, Cristina Tenca, e a servidora Glaucia Alves Soares. “ O reconhecimento por parte do TSE, junto ao apoio que recebemos de colegas que votaram no nosso projeto, mostra que ideias simples podem facilitar bastante as atividades do cartório no período eleitoral”, aponta Cristina. 

O conhecimento de Glaucia em planilhas e programação de sistemas foi essencial para que a ideia saísse do papel. “Crio planilhas para tudo. Em 2020, eu já imaginava esse sistema, que foi possível de implementar com a disponibilização do Google Workspace pelo Tribunal. A ferramenta possui os recursos tecnológicos necessários e permite acessos simultâneos”, conta.

TRE-SP teve outros três projetos entre os finalistas

Outro projeto do Tribunal selecionado entre os finalistas foi o “Sert – Sistema de Cadastro das Emissoras de Rádio e Televisão e Veículos de Comunicação Social”, que concorreu em duas categorias: Modernização de Processos de Trabalho e Soluções de TI, Gestão e Proteção de Dados, conquistando o segundo e terceiro lugares respectivamente. 

A ferramenta, de autoria da Coordenadoria de Fiscalização do Cadastro (CRE-Cofic), facilitou o cadastramento das empresas de comunicação que atuam nas propagandas eleitoral e partidária. O sistema também registra os provedores de internet que desejam prestar o serviço de impulsionamento de conteúdos, de maneira automatizada.

A Justiça Eleitoral paulista também ficou com o segundo lugar na categoria Comunicação e Combate à Desinformação com o “Shopping das Urnas”, ação da 343ª ZE – Sorocaba. A iniciativa levou, em 2022, dois modelos de urnas eletrônicas (2015 e 2020) a um shopping da cidade para prestar esclarecimentos sobre a segurança dos equipamentos, treinar eleitores para a votação e incentivar o alistamento de jovens.

O “Selo Boas Práticas de Sustentabilidade”, da Seção da Gestão de Sustentabilidade do TRE-SP, foi premiado com o 3º lugar na categoria Sustentabilidade. A iniciativa reconhece e homenageia as melhores práticas sustentáveis realizadas pelos cartórios eleitorais do estado, incentivando o aperfeiçoamento dos processos e das atividades.

Premiações

Além de receberem um tablet, os vencedores participarão de um curso no Laboratório de Inovação da Justiça Eleitoral (JE).

Sobre a iniciativa

Promovido pelo TSE, o Prêmio de Inovação Eleitoral reconhece projetos e ações desenvolvidos na JE para a melhoria das atividades funcionais e do atendimento prestado à sociedade. A primeira edição do prêmio contou com a participação de 400 inscritos de 26 TREs e do TSE.

Os três finalistas de cada categoria foram escolhidos por comissões avaliadoras, nomeadas pela Portaria TSE nº 201/2024. Os vencedores foram selecionados a partir de votação realizada entre os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.

Confira os vencedores.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido