Corregedoria Regional Eleitoral avalia sete cartórios em junho

Esse é o último ciclo de fiscalização antes das eleições de outubro; ação busca promover melhoria nas atividades administrativas e judiciais e aprimorar serviços eleitorais

Corregedoria Regional Eleitoral avalia sete cartórios em junho

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) de São Paulo realizou visitas de inspeção a sete unidades cartorárias do interior do estado este mês. Foram inspecionados os cartórios da 99ª Zona Eleitoral — Pompéia, 82ª ZE — Ourinhos, 234ª ZE — Fartura, 19ª ZE — Bariri, 30ª ZE — Caconde, 93ª ZE e 244ª ZE, ambas localizadas em Piracicaba. Esse é o último ciclo de fiscalização antes das eleições de outubro. Nos anos eleitorais, o calendário de visitas é reduzido devido à preparação para o pleito. A ação, que busca promover melhoria nas atividades administrativas e judiciais e prevenir possíveis falhas nos serviços eleitorais, será retomada em novembro.

A chefe da 99ª ZE — Pompéia, Jéssica Takaki, informou que a inspeção foi proveitosa para tirar dúvidas da equipe sobre alguns procedimentos. Participaram da visita à unidade, em 4 de junho, a juíza assessora da Corregedoria, Maria Helena Steffen Toniolo Bueno; o secretário da CRE, André Luiz Pavim; além de servidoras e servidores das seções de Atenção à Saúde, Inspeções e Correições, Feitos Cíveis e Administrativos e de Urnas Eletrônicas. 

Na 82ª ZE — Ourinhos, a inspeção ocorreu em 5 de junho. “Nós nos sentimos prestigiados com a visita dos colegas. É sempre uma ótima oportunidade para alinharmos o andamento dos trabalhos e também para expormos nossas demandas e levarmos ao conhecimento da Corregedoria situações específicas de forma mais próxima”, afirmou a chefe do cartório, Rafaela Benck Biagini.

Ela aprovou o caráter multidisciplinar dessa última visita, com participação de servidores da Seção de Urnas e da assistente social do Tribunal. Para Rafaela, essa nova dinâmica proporcionou uma visão mais completa, incluindo a análise das atividades cartorárias e do clima organizacional.

1/ Galeria de imagens

A chefe da 234ª ZE — Fartura, Marcia Kawata, contou que a inspeção realizada em 6 de junho foi tranquila. Já na 93ª ZE — Piracicaba, a fiscalização ocorrida na última segunda (17) foi proveitosa e didática, conforme a chefe Carolina Giangiacomo Rabelo. O cartório recebeu diversas orientações e teve dúvidas sanadas. A coordenadora de Assuntos Judiciários da CRE, Fabiana Reis Pacheco, participou da ação no local.

Na outra unidade de Piracicaba, a 244ª ZE, a inspeção ocorreu na terça (18). De acordo com o chefe, Luís Marcos Bruno de Souza, foi a terceira vez que a serventia passou pela análise. A visita atestou a qualidade e eficiência dos serviços, já que procedimentos judiciais e administrativos estavam em ordem.

Na 19ª ZE — Bariri, a visita foi feita na quinta (19). O chefe do cartório, Leonardo Araújo de Oliveira, notou uma atmosfera colaborativa da equipe da CRE, que atuou para buscar soluções e otimizar o trabalho no local. O juiz eleitoral Igor Montanher também acompanhou o trabalho da equipe da CRE. A última inspeção do mês ocorreu na quinta (20), na 30ª ZE — Caconde. O chefe da unidade, Flamarion Ricarte, aprovou as orientações quanto às atividades cartorárias, incluindo questões administrativas, processuais e de gestão. “Ficou evidente o objetivo de colaborar com a nossa capacitação e bem-estar”.

A avaliação feita pela Corregedoria inclui aspectos como atendimento ao público, controle de documentos, procedimentos administrativos, processos judiciais e gestão do cadastro eleitoral, entre outros. Após o levantamento dos dados, é realizado um encontro com as equipes do cartório e da CRE para apresentação dos resultados. Ao fim do procedimento, um relatório é encaminhado ao juiz eleitoral, no prazo de até 30 dias, para a adoção de providências necessárias. 

Os próximos ciclos de inspeções da Corregedoria estão previstos para depois das Eleições 2024 nas zonas eleitorais de Angatuba, Jandira, Igarapava, Pedregulho e Batatais.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido