1° Salão de Artes homenageia os 25 anos do Cemel

A exposição traz obras criadas por 24 servidoras e servidores em diversos formatos

A exposição traz obras criadas por 24 servidoras e servidores em diversos formatos

O que seria da nossa vida sem a presença das artes? Sem dúvida, teria muito menos brilho. Nesta segunda (12 de agosto), data em que se comemora o Dia Nacional das Artes, foi inaugurado o 1° Salão de Artes da Justiça Eleitoral Paulista. A mostra celebra a fundação dos 25 anos do Centro de Memória Eleitoral (Cemel), criado em 1999, cujo objetivo é a difusão da memória político-eleitoral como instrumento e alargamento da consciência da importância da cidadania e do regime democrático no país.

A exposição, em cartaz no Espaço Democrático Paulo Bomfim, no saguão da Sede I (Francisca Miquelina), fica disponível até 20 de setembro. Quem passar pelo local poderá conferir manifestações artísticas de 24 servidoras e servidores. Entre as obras expostas, estão fotografias, poemas e outras manifestações literárias, pinturas, cerâmicas e artesanatos. No evento, foram entregues certificados aos expositores pelo chefe do Cemel, José D´Amico Bauab. 

O presidente do Tribunal, desembargador Silmar Fernandes, cumprimentou e parabenizou o talento das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral. “Além do enaltecimento aos dons artísticos do nosso quadro de servidores, o 1° Salão de Artes revela a conexão do Tribunal  com a trajetória do fundador do Cemel, poeta Paulo Bomfim, cujo nome consagra nosso espaço expositivo”, destacou.

O chefe do Cemel, mais conhecido como “Zezinho” entre os colegas, enalteceu o trabalho das equipes envolvidas na execução do evento, afirmando que “o Cemel tem convicção de que a memória é muito mais militante do que contemplativa. É uma memória em defesa intransigente da democracia brasileira, porque a outra alternativa é absolutamente inconcebível”.

Performances 

Na ocasião, Zezinho apresentou uma performance musical com canções de Frank Sinatra e  a participação da servidora da 127ª ZE — São José dos Campos, Sarah Garcia, no sapateado. O servidor Eduardo Garcia, da Seção de Cerimonial (Secel), juntou-se à dupla na execução de sons ao saxofone e na bateria.  

O servidor Aldy Carvalho, lotado na Seção de Serviços e Reparos Civis (Seserc), também se apresentou, declamando um de seus contos e tocou, ao som do violão, uma de suas músicas. Aldy é poeta, cantador, escritor, compositor e violinista. “Meu trabalho tem uma vertente identitária muito grande com um toque artístico que valoriza, tanto na música como na literatura, minhas origens geográficas de nascimento, que remontam ao Vale do Rio São Francisco, em Pernambuco”, afirma.

Servidores artistas

Adriana dos Santos Bucoff, servidora da 137ª ZE — Sorocaba, é uma das servidoras com obras presentes na exposição, no caso, fotografias. “Fotografar é algo que toca a minha alma”, relata. Ela pretende fazer um curso de fotografia profissional para aprimorar essa arte que tanto ama.        

Já a servidora aposentada Maristela Bueno Pedrosa Oishi apresenta na exposição uma de suas peças em cerâmica. “Minha obra reproduz a temática das obras da pintora Tarsila do Amaral, grande artista brasileira”. Maristela exporá sua arte brevemente na Itália, no Japão e na Síria.

O 1° Salão de Artes está aberto à visitação, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, até 10 de setembro no Espaço Democrático Paulo Bomfim, localizado no saguão da Sede I (Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista). 


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
sábado e domingo, das 12h às 19h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido