Dois vereadores de Praia Grande são cassados pelo TRE-SP

Republicanos fraudou a cota de gênero nas eleições de 2020

Fraude à cota de gênero TRE-SP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em sessão de julgamento realizada nesta terça-feira (28), decidiu, por unanimidade, que o partido Republicanos do município de Praia Grande cometeu fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. Como consequência, foram anulados os votos atribuídos à agremiação e cassados os mandatos da vereadora Michele Correia Quintas dos Santos e do vereador Paulo Cesar Monteiro Silveira.

A ação foi proposta pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) do município de Praia Grande contra os candidatos a vereador pelo partido Republicanos, sob a alegação de descumprimento do artigo 10, § 3º, da Lei 9.504/97, que estipula o percentual mínimo de 30% para candidaturas de cada gênero.            

Segundo o relator, juiz Cotrim Guimarães, as provas juntadas aos autos confirmam que duas vereadoras inscritas pela agremiação não tinham o verdadeiro interesse em concorrer às eleições. 

Ainda segundo o relator, há informações no processo de que uma das candidatas padecia de doença psíquica e chegou a ser internada para tratamento. “As testemunhas declararam que a situação dela era muito difícil, o que leva a crer que tentaram tirar proveito da situação de vulnerabilidade vivenciada para inserir a sua candidatura”, destacou o relator. 

“Outra, declarou que participou das eleições para ajudar a candidata Michele”, continuou o juiz, que concluiu: “há prova bombástica no sentido de que a fraude aconteceu, com burla à lei, em especial com relação às duas candidatas citadas”. 

Com a decisão de anulação dos votos atribuídos ao Republicanos, deverá ser agendada data para a recontagem dos votos destinados à eleição proporcional (vereador), com novo cálculo do quociente eleitoral. 

Cabe recurso ao TSE.

Link da sessão de julgamento: https://youtu.be/21w8qRjv3xs?t=2395

Processo: 0600648-20.2020.6.26.0317


imprensa@tre-sp.jus.br

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Twitter | Logo Youtube | Logo Tik Tok 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido