Indígenas de Mongaguá recebem serviços eleitorais do TRE

Em mais uma etapa do projeto de inclusão, foram feitos 33 atendimentos aos habitantes de duas aldeias no litoral paulista

Em mais uma etapa do projeto de inclusão, foram feitos 33 atendimentos aos habitantes de duas al...
A chefe do cartório eleitoral da 189ª ZE — Itanhaém, Gabriela Dias, durante visita à aldeia índígena em Mongaguá

Uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou nesta terça (23) mais uma etapa do Projeto de Inclusão Político Eleitoral, em Mongaguá, no litoral de São Paulo. Foram atendidas duas aldeias indígenas vizinhas: a aldeia Itaoca Tupi e a aldeia Itaoca Guarani, em que vivem aproximadamente 120 pessoas no total.

O objetivo da iniciativa é ampliar a participação no processo eleitoral de habitantes de localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas, quilombos e outras comunidades tradicionais. O posto eleitoral de Mongaguá fica a cerca de 10 km da região.

Foi a segunda visita a essas comunidades em maio. Servidoras e servidores do TRE-SP também estiveram no local na primeira quinta-feira do mês (4), quando foram identificadas as principais necessidades dos moradores e já foram realizados os primeiros atendimentos.

No total, incluindo as duas visitas, foram feitos 33 atendimentos: 15 alistamentos (primeiro título eleitoral), 13 revisões e 5 transferências.

“Hoje completamos mais uma etapa do Projeto de Inclusão Político-Eleitoral, que tem sido um sucesso. Durante as visitas, nós temos identificado algumas necessidades dos moradores e conversado com outros órgãos para resolver diversas questões, como o transporte nas eleições”, afirma Luna Chino, coordenadora de Gestão de Eleições do TRE-SP. “O projeto é importante não só para o atendimento das pessoas dessas comunidades, mas também para uma mudança de cultura dentro do Tribunal. Temos visto alguns cartórios eleitorais procurando reproduzir esse tipo de atendimento também, o projeto está crescendo e gerando frutos.”

A chefe do cartório eleitoral da 189ª ZE — Itanhaém, Gabriela Dias, diz que tem aprendido muito com essas visitas. “Uma coisa interessante é que antigamente a gente achava que só havia cacique homem, mas temos visto também caciques mulheres. Já nessa aldeia de hoje, por exemplo, há vários líderes que respondem pelo local. É uma experiência muito boa aprender com as outras culturas e ainda poder levar mais cidadania para essas comunidades.”

O chefe do posto eleitoral de Mongaguá, William Castro, destaca a parceria bem-sucedida realizada com outros órgãos, como a Junta Militar da região, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Poupatempo. “A gente encerrou mais um ciclo e estou bem satisfeito com o atendimento que prestamos em conjunto com outras instituições. Como os indígenas se deslocam bastante entre as aldeias, é um serviço que precisa ser feito continuamente. Por hoje, fica a sensação de missão cumprida.”

 

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso Twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

Siga nosso TikTok @trespjus

Inscreva-se no nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido