Urna eletrônica será usada pela oitava vez em eleições municipais

Equipamento foi pensado para atender às necessidades das eleições brasileiras

Urna eletrônica modelo UE 2020 - TSE 2022

No próximo ano, teremos eleições para prefeitos e vereadores em todo o país. Apenas no estado de São Paulo, mais de 30 milhões de eleitores, distribuídos em 645 cidades, deverão comparecer às urnas para as suas escolhas. Nessa ocasião, a urna eletrônica será utilizada pela oitava vez desde a sua implantação em 1996.

Idealizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a colaboração de diversos especialistas, a urna eletrônica foi uma resposta para o aperfeiçoamento do processo de votação brasileiro, que possuía muitas vulnerabilidades, em especial na contagem de votos e escrituração de boletins de urna.

A informatização do voto reduziu a intervenção humana no processo de apuração e totalização, aumentando a segurança e a integridade das eleições brasileiras. Além disso, trouxe maior aproveitamento do voto, uma vez que o eleitor vota em números em um teclado semelhante ao teclado de um telefone.

O desenvolvimento dos vários modelos usados a partir das eleições municipais de 1996 levou em conta oito princípios para atender às necessidades de uma eleição no Brasil. A urna eletrônica deveria ser:

·         Fácil de usar, transportar e operar;

·         Autossuficiente para funcionar em qualquer local, com qualquer infraestrutura disponível;

·         Segura, sem precisar ser vigiada;

·         Desconectada de qualquer tipo de rede, com ou sem fio;

·         Autônoma em seu funcionamento com relação à vontade do operador, que pode apenas seguir os comandos exibidos na tela;

·         Integrada em um único equipamento (monobloco);

·         Desenhada de modo que a eleitora e o eleitor tenham acesso apenas ao teclado e à tela da votação;

·         Todas as interfaces de conexão e os indicadores de funcionamento da urna devem ficar nas laterais ou na sua parte traseira. Essas são faces públicas do equipamento e devem ficar expostas a todos os presentes na seção eleitoral.

Além disso, a máquina deveria ser resistente, isto é, capaz de suportar diferentes condições de clima, armazenamento e transporte.

Levando em conta tais diretrizes, a urna passou por um processo contínuo de evolução desde que foi implantada. Entre 1996 e 2022, período em que o eleitorado brasileiro votou em 15 eleições, 13 modelos foram utilizados. Cada versão incorporou melhorias, como novos recursos de acessibilidade, a exibição da foto de candidatas e candidatos, o Registro Digital do Voto (RDV), hardware criptográfico e leitor biométrico, entre outras.

O modelo mais recente da urna (UE 2020), usado pela primeira vez nas Eleições 2022, tem processador 18 vezes mais rápido que o da antecessora (UE 2015). Conta, ainda, com tela sensível ao toque no terminal do mesário e certificação de criptografia do hardware de segurança com base nos requisitos da Infraestrutura Pública de Chaves Criptográficas (ICP-Brasil).

Saiba mais.

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

Siga nosso TikToK@trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido