Teste da Urna 2023: relatório da Comissão de Avaliação aponta contribuições

Documento está disponível para consulta pública na página do evento

Urnas eletrônicas modelo UE 2020

Foi divulgado nesta terça-feira (19) o relatório final com as conclusões da Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023, realizado de 27 de novembro a 2 de dezembro. A Comissão considerou que os achados não comprometeram a integridade, o sigilo do voto e o resultado das eleições, mas recomendou que cinco planos de teste executados durante a primeira etapa sejam replicados na segunda fase do evento, chamada de Teste de Confirmação.

Assim, conforme a recomendação da Comissão Avaliadora, em maio de 2024, os grupos formados por investigadores dos grupos da Polícia Federal (PF) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) devem voltar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para repetir as estratégias em uma versão atualizada das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais correlatos. O objetivo é verificar se as soluções implementadas pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE foram suficientemente robustas para barrar as investidas.

Confira o relatório da Comissão Avaliadora.

Testes que serão replicados em maio

De acordo com o relatório, três dos seis planos de teste apresentados pela equipe da Polícia Federal geraram contribuições. No primeiro deles, foi verificada a existência de uma falha durante o processo de inicialização, com a carga de uma mensagem não prevista exibida na tela da urna. Segundo a Comissão Avaliadora, apesar de complexa e com baixo grau de realização devido aos mecanismos de segurança do equipamento, a investida deve ser adequadamente tratada para mitigar eventuais riscos.

Em outro plano, o grupo explorou um comportamento imprevisto nos procedimentos de carga, fato que, segundo os membros responsáveis pela avaliação do Teste, deveria ser analisado e corrigido pelo Tribunal.

A PF ainda conseguiu ter acesso a uma área em que ficam os sistemas utilizados nos computadores que apoiam a preparação das urnas eletrônicas. Contudo, para a Comissão Avaliadora, o resultado não comprometeu o Subsistema de Instalação e Segurança (SIS) da urna.

O grupo composto por um professor e três alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apresentou contribuições para a evolução da urna eletrônica em dois testes executados. Enquanto o primeiro sugeria uma análise mais abrangente no sistema de controle de acesso envolvendo a linguagem de programação Python no software JE-Connect, o segundo tratava do SIS e dos privilégios de aplicativos executados para que não seja possível editá-los.

Por recomendação da Comissão Avaliadora, ambos os grupos devem voltar ao Tribunal em maio para atestar se os achados foram corrigidos antes das Eleições Municipais de 2024.

Saiba como foi o evento de encerramento do Teste da Urna 2023.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)


imprensa@tre-sp.jus.br

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Twitter | Logo Youtube | Logo Tik Tok 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido