Santana de Parnaíba tem zona eleitoral instalada
Objetivo com a unidade é aumentar a eficiência dos serviços eleitorais prestados pelo Tribunal à população e facilitar a organização das eleições

Nesta sexta-feira (1º), ocorreu a instalação da 428ª Zona Eleitoral de Santana de Parnaíba. A unidade também será responsável pelo eleitorado do município de Pirapora do Bom Jesus.
A 428ª Zona Eleitoral foi criada a partir do remanejamento dos eleitores dos municípios de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, que anteriormente eram atendidos pela 386ª Zona Eleitoral — Barueri. Agora, a 386ª ZE administrará apenas parte do eleitorado de Barueri, que também é atendido pelo outro cartório do município (199ª ZE).
A nova zona eleitoral será responsável por 106.337 eleitoras e eleitores, sendo 93.465 da cidade de Santana de Parnaíba e 12.872 do município de Pirapora do Bom Jesus, totalizando 31 locais de votação e 286 seções eleitorais. Sua criação tem a finalidade de aumentar a eficiência dos serviços eleitorais prestados pelo Tribunal à população e facilitar a organização das eleições.
Sonho antigo
Para o presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, a instalação da zona eleitoral beneficiará o eleitorado das duas cidades. “Era um sonho antigo, derivado do nosso planejamento antes de iniciar a minha gestão. Foi uma verificação da necessidade da instalação deste cartório porque o número de eleitores é muito elevado e estava sobrecarregando a [386ª] zona eleitoral de Barueri.”
O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, afirmou que a nova zona eleitoral permitirá uma gestão melhor do processo eleitoral. “Tendo em vista que a política hoje da Justiça Eleitoral não é mais de expansão, de criação de zonas eleitorais, e sim de ajustarmos e organizarmos de uma maneira adequada a distribuição do eleitorado, para a gente tem um marco importante. Extinguimos uma zona da capital para criar outra aqui, entendendo as necessidades do eleitorado tanto de Santana de Parnaíba quanto de Pirapora do Bom Jesus, trazendo uma melhor gestão do processo eleitoral.”
A juíza substituta da 386ª zona eleitoral de Barueri, Daniele Machado Toledo, destacou a importância do trabalho da Justiça Eleitoral em defesa da democracia. “Temos aqui hoje um ganho, um marco histórico, a Justiça Eleitoral estando mais próxima dos municípios. A Justiça Eleitoral, ao lado das outras instituições constitucionais, é uma fiel fiadora da democracia.”
Fábio Martins Marsiglio, o juiz da 428ª zona eleitoral de Santana de Parnaíba, também participou da cerimônia. “Quando eu me mudei para Santana de Parnaíba, em 2008, não tinha fórum, as pessoas tinham que ir até Barueri para tirar o título de eleitor, e a gente percebe que de um tempo para cá vários equipamentos foram instalados. Então, houve uma melhora. E eu acho que a criação da zona eleitoral está coroando esse ciclo extremamente virtuoso da cidade.”
Endereço conhecido
O cartório foi instalado na rua São Miguel Arcanjo, 92, no centro da cidade, em prédio acessível que dispõe de infraestrutura adequada para o completo atendimento ao público. O endereço já é conhecido do eleitorado, pois no local funcionava anteriormente o Posto Eleitoral de Santana de Parnaíba. “O desmembramento da 386ª Zona Eleitoral e a instalação da 428ª ZE contribuirão para a prestação de um serviço de excelência que a Justiça Eleitoral proporciona a toda a população”, avalia a servidora Helga Melo, que assumirá a chefia da unidade em 23 de janeiro.
Também participaram da cerimônia de instalação da nova zona eleitoral a juíza assessora da Presidência do TRE-SP, Denise Indig Pinheiro, a juíza assessora da Corregedoria Regional Eleitoral, Fernanda Simões Colombini, o prefeito de Santana de Parnaíba, Antônio Marcos Batista Pereira, e o procurador geral do município de Pirapora do Bom Jesus, Marcos Sergio de Souza, entre outras autoridades.





imprensa@tre-sp.jus.br
Acompanhe nossas redes