Francisco Shintate deixa TRE-SP e é empossado desembargador no TJSP
Magistrado ocupava vaga na classe destinada aos juízes de direito

Na sessão plenária desta segunda-feira (11), o presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galízia, comunicou a renúncia do juiz substituto Francisco Carlos Inouye Shintate, em razão de sua posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
O presidente do TRE-SP agradeceu a atuação do juiz como membro da Corte e destacou: “Francisco Shintate teve uma participação muito efetiva, integrando comissões e fazendo com que seu período, embora curto no tempo, tenha gerado frutos no nosso Tribunal”.
Shintate havia tomado posse na vaga destinada aos juízes de direito em março deste ano para o biênio 2023-2025.
Perfil
Francisco Carlos Inouye Shintate nasceu em Valparaíso/SP, em 1967. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). É mestre em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi escrevente do 2º Tribunal de Alçada Civil de 1986 a 1990 e promotor de Justiça de São Paulo de outubro de 1990 a janeiro de 1991.
Ingressou na magistratura em 1991, como juiz substituto em Sorocaba. Atuou em Potirendaba, Tatuí e na comarca da capital. Em 2019, foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau. No TRE-SP, teve passagem pela 1ª Zona Eleitoral e atuou como juiz auxiliar na propaganda nas eleições de 2008, 2020 e 2022. É professor assistente nos cursos de especialização em direito na Escola Paulista de Magistratura (EPM) e na Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP).
imprensa@tre-sp.jus.br
Acompanhe nossas redes