Corregedoria Regional Eleitoral participa do 8º Fórum Nacional das Corregedorias

Evento abordou metas e diretrizes das corregedorias do Judiciário para 2024

Corregedoria Regional Eleitoral participa do 8º Fórum Nacional das Corregedorias

O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, participou do 8º Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor), nesta quinta-feira (14), em Brasília. Realizado no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento teve o objetivo de debater as metas e diretrizes das corregedorias do Judiciário para 2024, incluindo as metas específicas para as Corregedorias Regionais Eleitorais.

Representantes de mais 80 instituições que lidam com a correição no Poder Judiciário acompanharam as discussões que renderam relatos a respeito das dificuldades no trabalho do dia a dia das corregedorias, a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos operacionais, além da identificação e o estímulo a boas práticas. A versão final das metas e diretrizes está em fase de finalização.

“A ideia era organizar uma manhã de trabalho democrática, para que todos se sentissem partícipes na discussão e na busca por soluções para problemas específicos, próprios das corregedorias”, explicou, na abertura do 8º Fonacor, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão. “Temos uma das maiores produtividade do mundo, mas, ainda assim, a imagem do Poder Judiciário é ligada à morosidade na condução do processo.”

Para o desembargador Silmar Fernandes, “o Fórum é uma boa oportunidade para conhecer iniciativas bem sucedidas de outras corregedorias e alinhar os desafios para o próximo ano".

Prêmio Corregedoria Ética

Na ocasião, também foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Corregedoria Ética, em sua primeira edição. A premiação visa a valorizar as boas práticas de corregedorias de tribunais brasileiros que demonstraram resultados em eficiência, transparência, inovação, celeridade e aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça em 2023.

O TRE-SP foi agraciado com menção honrosa por seu bom desempenho no cumprimento das Metas Nacionais das Corregedorias 1, 2 e 3, que são relativas à eficiência na decisão de procedimentos disciplinares. A categoria Desempenho, incentiva o cumprimento das Metas Nacionais e observância das Diretrizes Estratégicas das Corregedorias. 

Já na categoria Boas Práticas, o prêmio reconhece iniciativas inovadoras envolvendo as atribuições das Corregedorias. Concorreram as corregedorias de órgãos do Judiciário de todos os segmentos da Justiça, exceto as dos conselhos e dos tribunais superiores.

Também participaram do evento a juíza assessora da Corregedoria, Fernanda Mendes Simões Colombini, e o secretário da Corregedoria, André Pavim.

Com informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)


imprensa@tre-sp.jus.br

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Twitter | Logo Youtube | Logo Tik Tok 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido