Zona Eleitoral de Rio Pequeno realiza treinamento presencial para mais de 3 mil mesárias e mesários

Treinamentos vão até a próxima sexta (16)

Treinamento de mesários da 374ª ZE - Rio Pequeno no CEU Butantã

O cartório da 374ª Zona Eleitoral – Rio Pequeno optou por oferecer treinamento na modalidade presencial a todas as mesárias e mesários convocados para atuar nas Eleições deste ano. O treinamento acontece desde 6 de agosto e vai até esta sexta-feira (16), no Centro de Educação Unificada (CEU) do Butantã, na zona oeste da capital. No total, somarão cerca de 3,5 mil pessoas capacitadas, divididas em 62 turmas. O objetivo é qualificá-las para atender com eficiência ao eleitorado de 255.452 pessoas inscritas na zona eleitoral.

“Acreditamos muito nessa modalidade de capacitação, pois os colaboradores treinam com as urnas que serão utilizadas em suas seções”, afirma o chefe do cartório e coordenador do treinamento, Paulo Rossi. “E aqueles que não podem comparecer, orientamos que façam o treinamento pelo aplicativo Mesário ou pela Plataforma de Educação a Distância do TSE”, explica.

O treinamento envolve uma palestra com orientações técnicas e operacionais relativas à função de mesário e uma atividade prática com a urna eletrônica, simulando procedimentos do dia da votação, como ligar o dispositivo e verificar seu funcionamento, imprimir a zerésima, testar o teclado, habilitar eleitoras e eleitores e gerar o boletim de urna ao final.

A  atuação como mesária ou mesário nas eleições deste ano atraiu o interesse tanto de novatos quanto dos mais experientes, na 374ª Zona Eleitoral. Renan Andrade, mesário pela primeira vez, diz que o fato de haver pessoas disseminando a hipótese de fraude no sistema eleitoral fez com que ele quisesse tirar a dúvida. “Decidi ser voluntário para conhecer como funciona realmente a eleição”, explica o colaborador.   Segundo a mesária Roberta Mariano, que trabalhou pela primeira vez nas Eleições 2014 e está na sua sexta convocação, a função de mesário representa uma contribuição ao país. “Sou primeira mesária este ano, já fui presidente, mas sempre apoio os colegas fazendo qualquer função que for necessária na seção", comenta Roberta.

Mesário voluntário

Maior colégio eleitoral do país, o estado de São Paulo convocou, até o dia 13 de setembro, 400.185 mesárias e mesários para trabalhar em 101.543 seções eleitorais nas Eleições 2022. A maior parte da força de trabalho (63%) é composta por voluntárias e voluntários, correspondendo a 252.287 pessoas. 

As inscrições continuam abertas, já que, até o dia da eleição, é possível que haja necessidade de substituições e a Justiça Eleitoral precisa de pessoas voluntárias.

As mesárias e mesários têm direito aos seguintes benefícios:

  • 2 dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
  • 2 dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;
  • Certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral;
  • Auxílio-alimentação de R$ 45 por dia de votação;
  • Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital);
  • Utilização das horas trabalhadas para atividades complementares em faculdades.

imprensa@tre-sp.jus.br

 Curta nossa página no Facebook 

 Siga nosso twitter oficial trespjusbr

 Siga nosso Instagram @trespjus

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido