TRE-SP facilita acesso de comunidades isoladas às urnas eletrônicas no dia da votação

Iniciativa alcança mais de 800 pessoas, entre assentados da reforma agrária, caiçaras, quilombolas e indígenas

Eleitor participa de votação simulada durante visita do Projeto Inclusão Político Eleitoral à Te...

Nestas eleições, 867 pessoas, entre assentados da reforma agrária, caiçaras, quilombolas e indígenas, terão mais facilidade para exercer a democracia no dia 2 de outubro, 1º turno das eleições. Isso é resultado do Projeto Inclusão Político-Eleitoral, iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) voltada a promover a educação eleitoral e viabilizar o voto de eleitoras e eleitores residentes em localidades isoladas.

As ações incluíram a criação de novas seções eleitorais, de forma a evitar grandes deslocamentos até os locais de votação, rodas de conversa sobre o processo eleitoral e cidadania, melhorias do transporte no dia da votação e atendimento itinerante com alistamento, revisão, transferência de seção e regularização de multas.

Também é parte do projeto o contato com outros TREs que tenham expertise em inclusão desses grupos no processo eleitoral, a exemplo do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), com o qual a Justiça Eleitoral paulista realizou duas ações conjuntas: atendimento eleitoral em Santarém (PA) e teste de modens satélites para transmissão de boletins de urna em Ilhabela (SP), que vão agilizar a totalização dos votos nas comunidades caiçaras de Castelhanos e Bonete.

De acordo com o presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, existe a percepção de que algumas pessoas estão à margem do processo eleitoral e o projeto permite aumentar a inclusão dessas eleitoras e eleitores. “O nosso objetivo é que essas populações tenham representatividade”, afirmou durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no dia 12 de setembro.

Além das ações realizadas em 2022, o cronograma do projeto prevê ampliar sua área de atuação, abrangendo 39 terras indígenas, 72 quilombos e 140 assentamentos até as eleições de 2028. “A ideia é que, a partir de 2023, a gente vá mapeando mais comunidades tradicionais, tendo um alcance maior, até permitir o exercício da cidadania a todos os eleitores do estado”, afirmou o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Correa, durante visita a Castelhanos em agosto.

Execução do projeto

O projeto começou com a identificação dos assentamentos, povos e comunidades tradicionais existentes no estado. Em seguida, foi feito o mapeamento das localidades, por meio de análise estatística e cruzamento com dados de localização das zonas, postos e pontos eleitorais e locais de votação, de forma a criar um mapa dinâmico para orientar as estratégias e ações do projeto.

LOCALIDADES ATENDIDAS

Zona Eleitoral (ZE)

Comunidade

036ª – Cananeia

·         Aldeia Takuarity

·         Aldeia Pakurity (Ilha do Cardoso)

132ª – São Sebastião

·         Bonete (Ilhabela)

·         Castelhanos (Ilhabela)

148ª – Eldorado

·         Aldeia Takuari

·         Quilombo Ivaporanduva

·         Quilombo Pedro Cubas

·         Quilombo Porto Velho (Iporanga)

·         Quilombo Pilões (Iporanga)

·         Quilombo Maria Rosa (Iporanga)

165ª – Presidente Bernardes

·         Assentamento de Rodeio, para reunião com lideranças locais de Rodeio, Água Limpa, Palu e Florestan Fernandes, no município de Presidente Bernardes;

·         Assentamento Che Guevara, para reunião com lideranças dos assentamentos Che Guevara, Dona Carmem, Paulo Freire, Antônio Conselheiro e Canaã, no município de Mirante do Paranapanema;

300ª – Bauru

Aldeia Araribá (Avaí)

381ª – Parelheiros

Aldeia Tendondé Porã (capital)

403ª – Jaraguá

Terra Indígena Jaraguá (capital)

Apoiam o Projeto Inclusão Político-Eleitoral a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), Fundação Florestal e Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido