Cerimônia de preparação das urnas acontece nas zonas eleitorais paulistas

1ª Zona Eleitoral – Bela Vista, na capital, recebeu imprensa e interessados

Urnas eletrônicas lacradas durante cerimônia de carga e lacração na 1ª ZE - Bela Vista

A Justiça Eleitoral paulista começou nesta quarta-feira (21) a preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das Eleições 2022.  Na 1ª Zona Eleitoral – Bela Vista, a cerimônia foi acompanhada por jornalistas, eleitores, estudantes de Direito e um representante da OAB-SP.

A chefe do cartório, Cíntia Hiromi Nakasako, explicou os procedimentos, desde a gravação em cartões de memória dos dados de eleitores e de candidatos, passando pela inserção desses dados nas urnas, até a lacração, em que as máquinas recebem lacres produzidos pela Casa da Moeda e assinados pelo juiz eleitoral. “Após a lacração, ninguém mais pode mexer nas urnas até o sábado, véspera da eleição, quando as urnas são enviadas aos locais de votação.” Ela ressaltou que a gravação das mídias que vão dar a carga nas urnas não é feita pela internet, mas sim por meio de sistema específico para geração das mídias, certificado pelo TSE, não sendo possível extrair esses dados por outro meio que não o sistema, que tem acesso restrito a servidores autorizados pelo juiz eleitoral.

Cíntia também informou que entidades fiscalizadoras poderiam realizar auditoria em amostra de 3% a 6% das urnas eletrônicas, para verificação de que os dados do processo eleitoral (eleitores e candidatos), inseridos na etapa de carga, estão corretos.

O advogado e membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, Maurício Bonfim, acompanhou os trabalhos da 1ª ZE fiscalizando as atividades e “participando da festa cívica”. “As urnas eletrônicas são 100% confiáveis", afirmou.

O eleitor Jorge Corrêa, que se diz "apaixonado pela política e pela democracia", fez questão de assistir à preparação das urnas e destacou a transparência do processo. “O povo brasileiro precisa confiar na seriedade da Justiça Eleitoral porque o sistema de votação é muito transparente”, afirmou.

A previsão é que todas as urnas eletrônicas da 1ª ZE sejam preparadas em cinco dias. São 509 urnas para as 449 seções, incluindo 60 de contingência, que podem substituir as urnas que eventualmente apresentarem problema técnico durante a votação.

Cada zona eleitoral é responsável pela preparação das urnas eletrônicas de suas seções e os trabalhos são realizados no respectivo cartório. A cerimônia é pública e pode ser acompanhada por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do sistema eleitoral como o Ministério Público, a Polícia Federal, o Conselho Nacional de Justiça e as Forças Armadas.

No estado serão preparadas 115.557 urnas para as eleições de 2 de outubro.

1/ Galeria de imagens

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido