TRE-SP aumenta pontuação em índice de Tecnologia da Informação e Comunicação do CNJ e atinge nível de excelência
Regional paulista é o único tribunal eleitoral de grande porte do país a alcançar nível de excelência

Em 2022, o TRE-SP atingiu 89,42 pontos no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), avaliado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Melhorando a pontuação de 2021 (84,48), o TRE paulista é o único tribunal eleitoral de grande porte do país – segundo métrica do próprio índice - a atingir o nível de excelência, ocupando o 14º lugar na classificação geral do ranking de 93 órgãos do Poder Judiciário.
Segundo Renata Vidon, coordenadora de Gestão e Segurança do TRE-SP, “o aumento da média deste ano é fruto do comprometimento contínuo e coordenado de toda a instituição e se deve a múltiplos esforços, com destaque para a atuação da alta administração em relação à governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), estabelecendo reuniões mensais e trimestrais dos Comitês Diretivo de TIC e Comissão de Segurança da Informação, bem como a agenda quinzenal de reuniões do Comitê Executivo de TIC”.
Ela ainda ressalta o acompanhamento coordenado e contínuo de ações envolvendo iniciativas multissetoriais executadas em conjunto pelas equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Secretaria de Administração de Material (SAM), grupo de trabalho da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), grupo de trabalho da Transformação Digital, gestoras e gestores de processos e gerentes de projetos relacionados a TIC.
Com as lições aprendidas com o iGovTIC-JUD 2022, após o segundo turno das Eleições será elaborado um projeto para desenvolver o plano de ação focado na avaliação de 2023. Ele será considerado um subprojeto do Plano Diretor de TIC (PDTIC), que é monitorado e coordenado por meio da ferramenta de gerenciamento de projetos, observando a metodologia de gerenciamento de projetos da STI. Acompanhe as ações para o iGovTIC-JUD 2023 por meio do painel do projeto PDTIC.
O que é o iGovTIC-JUD?
O iGovTIC-JUD é um índice aferido anualmente pelo CNJ para medir a maturidade em governança, gestão e infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário. Ele é composto por perguntas e itens estabelecidos na Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), que se dividem em dois domínios e oito temas: estruturas organizacionais e macroprocessos; políticas e planejamento; transformação digital; atendimento e suporte ao usuário; pessoas (temas referentes ao domínio "governança e gestão"); infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem; riscos, segurança da informação e proteção de dados; e sistemas de informação (temas referentes ao domínio "gerenciamento de serviços").
Até o final de 2026, a meta da ENTIC-JUD é que no mínimo 75% dos órgãos do Poder Judiciário atinjam nível de maturidade satisfatório. Em 2022, o nível de maturidade foi atribuído de acordo com a pontuação atingida, dividido em quatro categorias: Baixo (para resultados menores que 35 pontos); Satisfatório (para resultados maiores ou iguais a 35 pontos, e menores que 65 pontos); Aprimorado (para resultados maiores ou iguais a 65 pontos, e menores que 85); e Excelência (para resultados maiores ou iguais a 85 pontos). Dos 93 órgãos avaliados, 7 atingiram nível satisfatório, representando 7,5% do total, e 37 alcançaram nível de excelência, representando 39,8% do total.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus
Siga nosso TikToK @trespjus