Presidente do TRE-SP agradece a todos os envolvidos no processo eleitoral

O trabalho jurisdicional e de organização da votação foi elogiado pelo desembargador Paulo Galizia

Presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, discursa durante encerramento do6º Curso de P...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, afirmou estar plenamente satisfeito com a realização das eleições no último domingo (2). Na abertura da sessão plenária desta terça (4), a primeira após o primeiro turno, ele fez um agradecimento a todos os envolvidos no processo eleitoral.

“Conseguimos concluir a maior parte dos julgamentos dos casos de registro e de propaganda com rapidez impressionante”, disse o desembargador, elogiando o trabalho da Procuradoria Regional Eleitoral, de advogados e de todos os juízes da corte, juízes auxiliares e juízes assessores. “Na parte jurisdicional, tivemos 702 pessoas colaborando com as eleições.”

Os 403.548 mesários que trabalharam nas eleições receberam um agradecimento especial do presidente do TRE-SP. “Muitos vieram de uma forma facultativa e se empenharam da melhor maneira possível. Tenho diversos testemunhos de como conseguiram superar algumas intercorrências que normalmente acontecem.”

O desembargador mencionou ainda a importância da atividade realizada pelos servidores do quadro e requisitados que atuaram nas eleições, tanto na secretaria do TRE-SP quanto nos cartórios eleitorais. Segundo ele, foram 1.149 funcionários e 2.013 requisitados envolvidos no processo.

Também foi destacado o trabalho dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região, do Tribunal Regional Federal da 3ª região e do Ministério Público Estadual no Teste de Integridade realizado no Centro Cultural São Paulo e na Unip Paraíso. “Foi um sucesso, que também se deve à presença das 32 entidades fiscalizadoras que compareceram e acompanharam as auditorias. Sem elas, todo esse processo teria sido em vão.”

O presidente do TRE-SP agradeceu ainda aos observadores nacionais e internacionais. “No final das eleições, tive contato com muitos desses observadores, que elogiaram com muita firmeza o nosso sistema.”

A atuação das forças de segurança em duas frentes também foi elogiada pelo desembargador. Na área de inteligência, antes da votação, houve diversas reuniões com a Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. No dia da eleição, além das polícias, o Comando de Controle contou com representantes de diversas concessionárias públicas, permitindo que qualquer intercorrência, como falta de energia, fosse solucionada rapidamente.

“Seja na parte jurisdicional, seja na parte de organização, nós conseguimos atingir o nosso objetivo. Obviamente que, num gigantismo de 34 milhões de eleitores, 115 mil urnas eletrônicas e 10 mil locais de votação, ninguém é capaz de fazer com que tudo corra sem nenhuma intercorrência. Tivemos intercorrências, mas elas não tiveram o condão de atrapalhar a eleição ou impedir que o eleitor tivesse acesso ao exercício do seu direito”, afirmou Paulo Galizia. “Tudo isso não se deu sem um grande planejamento, e isso se deve à competência de todas as nossas secretarias do Tribunal. Homenageio todas as nossas secretarias e servidores na pessoa do diretor-geral Claucio Corrêa.”

Por fim, o presidente do TRE-SP cumprimentou a sociedade pela participação no primeiro turno das eleições. “Gostaria de elogiar a nossa sociedade pela maturidade que teve ao comparecer às urnas e pelo seu interesse. Nós tivemos um índice de votos nulos e brancos bastante inferior ao das eleições passadas. Todos entenderam a importância do seu ato de votar.”

O desembargador Paulo Galizia concluiu falando da preparação para o segundo turno, no próximo dia 30. “Temos a última etapa pela frente, portanto vamos nos preparar para corrigir eventuais erros que tenham ocorrido até aqui. Conto mais uma vez com a colaboração de todos.”

Durante a sessão, o processo de realização das eleições e a condução desse processo pelo presidente do TRE-SP foi elogiado pela procuradora regional eleitoral, Paula Bajer, pelos desembargadores Silmar Fernandes e José Antonio Encinas Manfré e pelos juízes Marcio Kayatt, Maurício Fiorito, Afonso Celso da Silva, Sérgio do Nascimento, Regis de Castilho Barbosa Filho e Marcelo Vieira de Campos.

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso Twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido