TREs paulista e paraense realizam atendimento itinerante em conjunto

Iniciativa faz parte do Projeto Inclusão Político-Eleitoral

TRE-SP e TRE-PA fazem atendimento conjunto no Pará

Entre os dias 26 e 28 de abril, o TRE-SP participou de atendimentos itinerantes realizados pelo TRE-PA a eleitores e eleitoras de comunidades tradicionais na região do Alto-Arapiuns, município de Santarém (PA). A ação conjunta, que faz parte do Projeto Inclusão Político-Eleitoral, resultou em mais de 300 atendimentos.

A equipe do TRE-SP foi composta pela assessora-chefe de planejamento estratégico e eleições, Regina Rufino e as servidoras Luna Chino e Caroline Cavarzere. O TRE-PA, por sua vez, contou com 5 servidores. O grupo se deslocou de barco a três comunidades localizadas ao longo do Rio Arapiuns: Curí, Mentai e Prainha do Maró, esta última distante aproximadamente 12h do ponto de partida, o município de Santarém. Também foram atendidos moradores de comunidades nos arredores, que se deslocaram por meio de barcos e canoas para receber atendimento da Justiça Eleitoral, além de indígenas das etnias Arapiuns e Borari, que vieram da Terra Indígena Maró.

“A atuação do TRE-PA com inclusão eleitoral de povos e comunidades tradicionais é de longa data, e em razão de suas condições geográficas e da grande quantidade de reservas ambientais e indígenas, possui vasta experiência tanto em atendimentos itinerantes quanto em transmissão dos dados para apuração dos resultados das eleições via satélite”, explica Carolina Cavarzere. Nas Eleições 2020, por exemplo, o Tribunal paraense preparou mais de 400 modens satélites BGAN (Broadband Global Area Network), para uso nos pontos de transmissão, distribuídos a localidades cujo tempo de deslocamento seja superior a 2 horas ou dependentes de transporte aéreo, fluvial ou terrestre que apresente estradas de difícil acesso.

Os recursos tecnológicos utilizados no Pará interessam à Asspe para aplicação em São Paulo, segundo Luna Chino. “Nós nos interessamos por ter uma internet portátil para atendimento de eleitores no futuro e transmissão de Boletins de Urna. Fizemos uma reunião com a STI para que eles iniciem essa avaliação. E a transmissão de dados da eleição pode ser de grande utilidade para as localidades de difícil acesso, em especial Bonete e Castelhanos, em Ilhabela, que ficam sujeitas a muitas variáveis climáticas no transporte de urnas", ela explica.

Projeto Inclusão Político-Eleitoral

O Projeto tem o objetivo de promover a inclusão política de assentamentos, povos e comunidades tradicionais de São Paulo por meio de visitas em campo, buscando compreender as necessidades locais para atendê-los da melhor forma.

Entre suas etapas, há também a previsão do contato com outros Regionais que tenham expertise em inclusão desses grupos no processo eleitoral, para referência (benchmarking), como a ação realizada em parceria com o TRE-PA.

Apoiam a iniciativa a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania, Fundação Florestal, Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e outras entidades.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido