Projeto Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP visita quilombos e aldeias indígenas de São Paulo

Transferência temporária de eleitores e ações de educação eleitoral fazem parte da iniciativa

TRE-SP e TRE-PA fazem atendimento conjunto no Pará

A partir desta quinta-feira (21), o TRE-SP iniciará um calendário de visitas a quilombos, aldeias indígenas e comunidades caiçaras como parte do Projeto Inclusão Político-Eleitoral. As atividades envolvem atendimento para eleitores e eleitoras de comunidades que tenham interesse em fazer a transferência temporária do título eleitoral para votar nas Eleições 2022, além de ações de educação eleitoral.

Entre os dias 21 e 23, a equipe da Justiça Eleitoral paulista volta aos quilombos de Ivaporanduva, na cidade de Eldorado, e Porto Velho, na Cidade de Iporanga, na região sul do estado de São Paulo. As primeiras visitas ocorreram, respectivamente, em 6 e 7 de abril, quando foram mapeadas as necessidades dos eleitores e eleitoras para o exercício do voto, como alistamento eleitoral, melhorias no transporte e transferência temporária do título.

Nos dias 26 e 27, as ações ocorrem em terras indígenas localizadas na capital paulista. Primeiro, em Tenondéporã, no distrito de Parelheiros, zona sul da capital paulista. No dia seguinte, a Terra Indígena do Jaraguá, na zona noroeste da cidade, recebe a visita dos servidores e servidoras do TRE-SP. A FUNAI acompanhará a equipe do Tribunal em ambas as atividades.

Já na primeira quinzena de agosto estão programadas ações na Terra Indígena Araribá, município de Avaí, localizado na região de Bauru, e nas comunidades caiçaras de Bonete e Castelhanos, em Ilhabela.

Projeto Inclusão Político-Eleitoral

O Projeto tem o objetivo de promover a inclusão política de assentamentos, povos e comunidades tradicionais de São Paulo por meio de visitas em campo, buscando compreender as necessidades locais para atendê-los da melhor forma.

Entre suas etapas, há também a previsão do contato com outros Regionais que tenham expertise em inclusão desses grupos no processo eleitoral, para referência (benchmarking), como ação realizada em parceria com o TRE-PA nos dias 26 e 28 de abril em Santarém (PA).

Apoiam o Projeto Inclusão Político-Eleitoral a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania, Fundação Florestal, Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e outras entidades.

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido