Presidentes dos Tribunais Eleitorais debatem temas ligados às eleições no 78º Coptrel
Evento em Salvador contou também com a participação de ministros do TSE

Nos dias 4 e 5 de agosto, foi realizado o 78º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em Salvador (BA). O evento contou com a presença do presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, presidentes, diretores-gerais e assessores de comunicação dos TREs de todo o Brasil, além de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O assunto principal foi Eleições 2022.
No primeiro dia do encontro, os diretores-gerais discutiram temas como fundo partidário, organização da votação, teste de integridade dos sistemas e convocação de mesários.
Nesta sexta-feira (5), o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, proferiu palestra durante o seminário “Eleições Gerais, Democracia e Transparência”, sendo condecorado com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma. A programação contou ainda com palestras dos ministros do TSE, Sérgio Banhos e Carlos Horbach.
Em seguida, os presidentes dos tribunais eleitorais se reuniram em assembleia para debater as questões do combate à desinformação, estratégias relacionadas à pandemia e a segurança nas eleições.
O desembargador Roberto Frank, presidente do TRE-BA, foi eleito o novo presidente do Coptrel. A cerimônia de posse acontecerá na próxima assembleia, dias 12 e 13 de janeiro de 2023, em Boa Vista (RR).
Sobre o Coptrel
O Coptrel, criado em 1995, em Florianópolis, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, integrada pelos desembargadores que estiverem na presidência dos TREs. Nas reuniões, os magistrados têm a oportunidade de discutirem questões que afetam a todos os Tribunais, com o objetivo de aperfeiçoar a prestação do serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus