Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

Tecnologia vai viabilizar totalização dos votos de comunidade caiçara em Ilhabela

Justiça Eleitoral paulista e paraense testam funcionamento do modem BGAN na praia de Castelhanos...

A Justiça Eleitoral paulista contará com uma nova tecnologia para totalização dos votos nas Eleições 2022: a transmissão de boletins de urna por satélite, inovação que será aplicada em regiões isoladas de São Paulo. A ferramenta foi testada com sucesso na comunidade caiçara de Castelhanos, em Ilhabela, na quarta-feira (10), localidade atendida pelo Projeto Inclusão Politico-Eleitoral do TRE-SP. Estavam previstos testes na comunidade de Bonete no dia seguinte mas, devido às fortes chuvas e ventos na região, a operação foi adiada.

Os votos apurados serão transmitidos por meio de modens satélites BGAN (Broadband Global Area Network). A tecnologia é utilizada pelo TRE-PA desde as Eleições 2006 para inclusão eleitoral de ribeirinhos e indígenas no estado. O diretor-geral do Regional paraense, Felipe Brito, e sua equipe participaram dos testes em Ilhabela com a equipe do TRE-SP, compartilhando conhecimento e experiência adquiridos nas últimas oito eleições. “A grande vantagem da Justiça Eleitoral é exatamente a gente compartilhar as boas soluções que cada regional possui e executa para garantir o direito do eleitor”, observa o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa. 

O evento teve ainda transferência temporária de eleitores e eleitoras para a seção eleitoral em Castelhanos, que terá 143 votantes habilitados para o pleito de outubro. “Até então a gente caminhava daqui até Ilhabela, levava 4 horas. Deixava nossos afazeres, nosso pescado, perdia o dia de trabalho, então vai ajudar bastante”, afirma João Lucio, presidente da Associação Castelhanos Vive.

1/ Galeria de imagens

Projeto Inclusão Político-Eleitoral

O Projeto tem o objetivo de promover a inclusão política de assentamentos, povos e comunidades tradicionais de São Paulo por meio de visitas, buscando compreender as necessidades locais para atendê-las da melhor forma. Envolve também o intercâmbio com outros TREs que tenham expertise em inclusão desses grupos no processo eleitoral, como o TRE-PA.

Apoiam a iniciativa a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania, Fundação Florestal e Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido