Presidente e vice-presidente do TRE abrem curso da Ejep sobre direito eleitoral e internet

Evento antecipa debate sobre temas jurídicos que devem ganhar importância nas eleições 2018, como fake news

Presidente TRE-SP na EJEP

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, e o vice-presidente e corregedor da Corte, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, abriram na manhã desta quinta-feira (8) o curso “Direito Eleitoral e Internet: fundamentos técnicos e tutela jurídica”.

Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) em parceria com o InternetLab, centro de pesquisa em direito e tecnologia, o curso tem o objetivo de antecipar a reflexão sobre questões jurídicas que devem ganhar muita relevância durante o processo eleitoral de 2018, conforme destacaram o presidente e o vice-presidente do TRE.

A expectativa é que, com a possível migração do debate político para a área digital nestas eleições, a exemplo de experiências eleitorais recentes em outros países, seja indispensável enfrentar temas como propagação de notícias falsas (fake news) nas redes sociais, uso de robôs para manipulação do debate e utilização de dados pessoais de eleitores para direcionamento de propaganda.

Nesta quinta-feira, foram debatidos “fundamentos de funcionamento da rede, infraestrutura de telecomunicações e regulação” e “impulsionamento de propaganda eleitoral: privacidade do eleitor e transparência”. No programa, constam ainda os temas “dinâmicas no debate eleitoral no Brasil: onde estão nossas notícias falsas e bots” e “propaganda eleitoral na internet”.

Participam do curso, presencial ou virtualmente: juízes e servidores da Justiça Eleitoral de São Paulo, membros do Ministério Público Federal e do Estado, policiais federais e civis, funcionários da Agência Brasileira de Inteligência e das secretarias estaduais de Segurança Pública e da Administração Penitenciária, representantes do Exército e de outros 13 TREs.

O curso prossegue até o final da tarde desta sexta-feira (9), na sede da Escola Paulista da Magistratura.

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido