TRE vai à maior escola estadual da América Latina

TRE vai à maior escola estadual da América Latina

Nos dias 26 e 27 de setembro, a Escola Judiciária Eleitoral Paulista – EJEP – esteve na Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, uma das maiores da América Latina, numa ação de cidadania para aproximadamente 500 alunos entre 14 e 17 anos. A ideia foi levar respostas aos questionamentos comuns às vésperas da eleição, numa época de ebulição de opiniões e, seguidas vezes, de desinformação.

Inicialmente, a EJEP explicou aos estudantes a complexidade das eleições deste ano, ressaltando a importância do voto e esclarecendo minuciosamente a função de cada cargo em disputa. Depois, a informatização da Justiça Eleitoral veio à baila, com explanação acerca da segurança da urna eletrônica.

Os adolescentes puderam, ainda, ter a experiência de votar na urna eletrônica, preparada para o treinamento de eleitores, escolhendo candidatos do partido do folclore, dos esportes, dos ritmos musicais, das profissões ou das festas populares.

Além da equipe da EJEP, estiveram presentes no evento a juíza eleitoral da 389ª ZE, Maria Paula Cassone Rossi, e a chefe de cartório Cintia Hiromi Nakasako Nakasae. Na abertura das palestras, a juíza ponderou: “O projeto TRE vai à escola cumpre, com maestria, o mister de aproximar os cidadãos da Justiça Eleitoral, elucidando aos jovens estudantes questões extremamente relevantes, a exemplo da importância do alistamento eleitoral e do voto consciente, bem como da segurança das urnas eletrônicas”.

A EJEP, incumbida de projetos de cidadania, disponibiliza seu material aos cartórios do interior interessados em fazer ações semelhantes em suas cidades.

Fale conosco: 3130-2459 ou através do e-mail: ejep@tre-sp.jus.br

 

Escola Judiciária Eleitoral Paulista