Local simbólico para ação de cidadania

Local simbólico para ação de cidadania - E.E. Caetano de Campos

Lygia Fagundes Telles, Oswald de Andrade, Cecília Meireles, Patrícia Galvão (Pagu), Sérgio Buarque de Holanda... Sabia que toda essa gente de peso da vida pública nacional já circulou pelos mesmo corredores escolares? A Escola Caetano de Campos, inaugurada no final do século 19 e situada no bairro da Consolação, leva o nome de seu patrono -  médico e educador -, responsável pela maior reforma de ensino público no Estado, de onde saíram professores que iriam para outras partes da cidade – e do país – para fundar escolas particulares ou cursos preparatórios de docentes no início do século 20.

Quando a Escola Judiciária Eleitoral Paulista –EJEP -  contatou a escola estadual este ano para dar início a uma ação de cidadania, foram muito bem recebidos pela direção. Afinal, uma instituição com uma história significativa não poderia ficar de fora de um projeto que quer divulgar a importância do voto como instrumento de transformação da sociedade.

Para começar, utilizando as apostilas do Jovem Eleitor, os alunos confeccionaram quadrinhos com o tema eleitoral. Num futuro próximo, quando a fervura da eleição por aqui passar, a ideia é parametrizar as urnas com alunos-candidatos do grêmio estudantil e, nesse ínterim, os professores trabalharem a interdisciplinaridade com matérias como História, Português, Matemática e Artes, conforme projeto “O TRE vai à Escola”, sugerido pela EJEP.

Escola Judiciária Eleitoral Paulista - EJEP