EJEP visita Espaço da Cidadania

EJEP visita Espaço da Cidadania

Na tarde de quinta-feira (19), a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP) esteve no Espaço da Cidadania, unidade do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) dedicada à oferta de ações socioassistenciais gratuitas para o público em situação de vulnerabilidade e que tem como objetivo fortalecer a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Convidada a palestrar sobre o tema "Eleições e cidadania", a equipe da EJEP falou para um grupo de 30 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, sobre o nascimento da democracia, o voto consciente, o papel da Justiça Eleitoral , eleições no Brasil e segurança da urna eletrônica.

Em um espaço organizado, arejado e acolhedor no centro de São Paulo, o orientador social do local, Carlos Eduardo Diniz, e a assistente social, Verônica Vassalo, contaram que muitos que ali chegam estão “desorganizados internamente e precisam  reconstruir uma identidade”, daí a importância não só de oficinas de trabalho ou aulas de português (no caso de estrangeiros), mas também de uma rede de apoio para fortalecimento de vínculos. No momento, o Espaço da Cidadania, além de pessoas em situação de rua, acolhe e orienta imigrantes do Egito, Cingapura, Gana, Congo, Peru, Guiné Bissau, Equador, Camarões e Haiti.

A EJEP tem feito parte da grade de palestras do Espaço da Cidadania há dois anos e, no ano que vem, por causa das eleições municipais, a ideia é que a participação se intensifique ainda mais.