Vicente de Paulo Vicente de Azevedo

 

Cargo: Juiz Efetivo.

Origem: Desembargador.

Posse – Saída (1° Biênio): 29/09/1948 -

Naturalidade: São Paulo - SP

Formação: Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, no ano de 1920, Doutor em Direito pela Congregação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Livre docente de Direito Judiciário-penal da mesma Faculdade.

Trajetória: Vicente foi nomeado para o cargo de 1° Subprocurador do Estado, sendo que quando escolheu seus auxiliares entre os promotores da Capital, abriu caminho para a criação do Ministério Público de 2ª instância.

Em 11 de fevereiro de 1921, foi nomeado Promotor Público de Palmeiras. Exerceu sucessivamente essa promotoria e as de Bebedouro e São Carlos, removido para São Paulo permaneceu no cargo adjunto dos promotores públicos, até 5 de dezembro de 1930, quando foi promovido a 6º promotor público. Em 22 de março de 1934 foi nomeado Chefe da Polícia, posto que exerceu até 11 de agosto do mesmo ano, quando foi nomeado Procurador Geral do Estado. Deixou o exercício deste cargo em 13 de dezembro de 1938 Reintegrado no Ministério Público, foi-lhe designada a 2ª promotoria pública. Em 1934, foi eleito membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

No Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE/SP), Vicente de Paulo Vicente de Azevedo, atuou como Juiz Efetivo no ano de 1948.