Theotônio Negrão

 

Cargo: Juiz Efetivo.

Origem: Jurista.

Posse – Saída (2° Biênio): 09/09/1980 – 08/09/1982.

Natuaralidade: São Paulo

Formação: Graduado em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, atualmente USP, turma de 1939.

Trajetória: No período em que cursou a faculdade, começou como datilógrafo no escritório de advocacia do Professor Noé Azevedo. Posteriormente, passou a trabalhar em seu próprio escritório e na elaboração de obras jurídicas, funções a que se dedicou até o fim da vida, atuando como advogado por mais de sessenta anos.

Sua primeira grande contribuição para o Direito surgiu em 1961, com o "Dicionário da Legislação Federal", editado pela Companhia Nacional de Material de Ensino, do MEC. Além de obras jurídicas, Negrão costumava escrever poesias e chegou a publicar a crônica "Help! Como lidar com o monstro", na qual descrevia as dificuldades para utilizar o computador. Foi membro da comissão de reforma do Código Civil da Secretaria da Justiça de São Paulo. Preocupado com a atividade associativa, o processualista foi um dos fundadores da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, da qual foi presidente no biênio 1959/1960, além de ter sido conselheiro do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo.

No Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE/SP), Theotônio Negrão, atuou como Juiz Efetivo de 1980 a 1982.