José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro


Cargo: Juiz Efetivo.

Origem: Jurista.

Posse - Saída (1º Biênio): 30/07/2018 – Atual.

Naturalidade: São Paulo - SP.

Formação: Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), possui Pós-Graduação em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária (CEU) e  Pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Sua formação ainda inclui um Mestrado em Direito Civil Comparado e é Doutorando em Direito Comercial, ambos pela PUC/SP.

Trajetória: É advogado com 25 anos de experiência em contencioso judicial. Tem participação ativa no meio acadêmico como Professor-Autor do curso de Direito Bancário da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Online. Também é professor do Programa FGV LAW da FGV de Direito Bancário.

É titular da cadeira número 5 da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Também é membro da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJL).  Faz parte do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Atua como Conselheiro Superior de Direito da FECOMERCIO SP.

Foi presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (eleito para os triênios 2013-2015 e 2016-2018) e é presidente honorário do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil.

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro passou a atuar como Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) em 2018.