Prazo para nomeação de mesários termina nesta quarta-feira (16)

Inscrições de voluntários ainda podem ser feitas

Calendário - Convenções

De acordo com o novo calendário eleitoral, esta quarta-feira (16) é o último dia para as zonas eleitorais nomearem os membros das mesas receptoras e o pessoal de apoio logístico para o primeiro e eventual segundo turno de votação. Entretanto, os eleitores podem continuar se inscrevendo no aplicativo e-título ou no site do TRE como voluntários, para o caso de haver substituições e para formação de cadastro de reserva. 

Neste ano, as eleições serão realizadas em 15 e 29 de novembro e serão convocados cerca de 342.700 mesários no Estado de São Paulo. Até 11 de setembro, 159.461 eleitores se inscreveram no site do TRE como voluntários. O treinamento dos colaboradores será feito de forma virtual. De acordo com a lei, mesários têm direito, entre outros, a auxílio-alimentação no dia da eleição, dois dias de folga por cada dia trabalhado para a Justiça Eleitoral, incluindo o dia do treinamento e vantagem em caso de empate em concursos públicos, caso o edital preveja tal disposição.  

Convenções partidárias 

Termina também na quarta-feira (16) o prazo para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações para o cargo majoritário (prefeito) e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Neste ano, as convenções podem ser feitas de modo virtual, como medida de prevenção à Covid-19. Além disso, 16 de setembro é o último dia, observada a data da convenção, para que o partido político que deseje participar do pleito tenha constituído órgão de direção na circunscrição, devidamente anotado no TRE.   

 

Últimas notícias postadas

Recentes