Site do TRE oferece diversos conteúdos contra a desinformação

Hotsite específico trata do assunto: “Fato ou boato? Esclarecimentos sobre informações falsas”, elaborado pelo TSE

Antes boato, depois fake news, agora desinformação

O site oficial do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na internet disponibiliza uma série de conteúdos visando a identificar e minimizar os efeitos da desinformação em uma eleição.

Rolando a página até o final, no canto inferior, o cidadão encontra um hotsite específico para tratar do assunto: “Fato ou boato? Esclarecimentos sobre informações falsas”, elaborado pelo TSE.

No espaço, há boatos falsos que circulam ou já circularam na internet relacionados à Justiça Eleitoral ou ao sistema eletrônico de votação. Por meio de vídeos, esclarece-se por que alguns dos mitos mais famosos sobre o assunto não correspondem à verdade. Com um quiz, o eleitor pode testar o seu conhecimento eleitoral, indicando se cada afirmativa é real ou um mito. Por fim, o hotsite ainda identifica agências parceiras de checagem de notícias, nas quais o cidadão pode confiar.

Nas redes sociais, o TRE-SP também promove conteúdo para combater a desinformação, com postagens no Facebook, Twitter e Instagram. No YouTube, a série “Sabia, eleitor” explica em termos simples e diretos alguns dos pontos mais importantes da eleição, como propaganda eleitoral, registro de candidatura, mesários e urnas eletrônicas. A cada nova publicação dessa série, é divulgado, ainda, um release no site do Tribunal.

Quando se trata de desinformação, a atuação principal da Justiça Eleitoral é repressiva e não de ofício, por meio de ação judicial concreta proposta pelas partes legitimadas. Porém, há também preocupação com o trabalho preventivo, que tem sido realizado por algumas das ferramentas citadas.

Atual presidente do Tribunal, o des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior elencou como uma das prioridades de sua gestão o enfrentamento à desinformação e realizou, no ano passado, uma série de audiências com juízes eleitorais para tratar do tema. Ele é membro, ainda, do grupo gestor Programa de Enfrentamento à Desinformação, organizado pelo TSE com foco nas eleições municipais de 2020.

 

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Siga nosso Instagram @trespjus 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido