Servidores do TRE e jornalistas participam de oficina de checagem promovida pela Agência Lupa

Métodos de identificação de notícias falsas foram apresentados

Democracia Digital Eleições 2020 – edição SP: talk show online sobre combate à desinformação

Como parte do programa de enfrentamento à desinformação para as Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reuniu nesta quarta-feira (1) servidores e jornalistas em oficina virtual realizada em parceria com a Agência Lupa. O objetivo da reunião foi discutir mecanismos de checagem de informações e notícias falsas.

O jornalista Raphael Kapa, instrutor da oficina, iniciou sua exposição apresentando aspectos gerais sobre a desinformação, notícias falsas e processos de checagem.

Em seguida, por meio de exercícios práticos, os participantes puderam usar ferramentas como o Tineye e Bing.com para checar a veracidade de notícias e imagens disseminadas em redes sociais. Entre as orientações para uma checagem de notícias, Raphael Kapa sugere que a conferência seja feita com outros canais de notícias, a verificando data da publicação e autoria, além do cuidado de sempre ler a notícia por inteiro, não só as manchetes.

Programa Democracia Digital

A iniciativa integra o programa Democracia Digital – Eleições 2020, realizado pela Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT &E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), para conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais.

 

Últimas notícias postadas

Recentes