Voto do eleitor maior de 70 anos é importante instrumento de participação política

Apesar de facultativo, voto dos idosos contribui para o fortalecimento da democracia

Eleições votação idoso

O eleitor maior de 70 anos, ao exercer o direito ao voto, contribui para transformar o cenário político, social e econômico do Brasil. O voto do idoso é fundamental para eleger os representantes políticos do país. Portanto, ainda que o seu voto seja facultativo, é importante usufruir dessa conquista, que é uma garantia constitucional.

Eleitores dessa faixa etária podem procurar os cartórios ou postos de atendimento e unidades do Poupatempo que tenham serviços eleitorais, caso precisem regularizar a situação eleitoral.

“É uma questão de cidadania, porque a política afeta a vida de todos, então temos de participar, é um direito nosso”, afirmou Celi Lopes, aposentada de 74 anos, que faz questão de continuar votando porque quer escolher seus próprios candidatos.

Biometria

A Constituição Federal, no artigo 14, § 1º, inciso II, determina que o voto é facultativo para os maiores de 70 anos.

Por isso, caso o eleitor com voto facultativo não tenha feito a biometria nas cidades onde o procedimento foi obrigatório em 2019 e não regularize a sua situação até 6 de maio, a única restrição em sua vida civil será a impossibilidade de votar, decorrente do cancelamento do título. Não sofrerá outros impedimentos, como o de receber aposentadoria, obter passaporte, CPF e empréstimos.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Últimas notícias postadas

Recentes