Plantão da biometria: ainda há vagas para agendamento neste sábado (21)

Cartórios e postos de atendimento funcionam das 8h às 13h em todo o Estado de São Paulo, exceto as cidades em que o cadastramento da biometria foi concluído

Arte

A Justiça Eleitoral paulista promove neste sábado (21) o plantão da biometria, recebendo os eleitores das 8 às 13h, em cartório eleitoral ou posto de atendimento. Para maior conforto, o cidadão ainda pode realizar o agendamento pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Até a manhã desta sexta-feira (20), das cerca de 28 mil vagas que havia para agendamento, 9,4 mil ainda estavam disponíveis. Ao acessar o sistema, o cidadão deve informar o endereço residencial e o CEP e, após, é direcionado ao cartório que abrange o seu domicílio. Então, pode verificar se há horários em aberto para atendimento naquele local durante o plantão.

O plantão só não ocorrerá nas cidades em que o cadastramento da biometria já foi concluído. Por sua vez, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais seguirão o seu funcionamento normal, com horários distintos conforme o local. Nesse caso, o agendamento é realizado no próprio site do Poupatempo.

Em mais de 400 municípios paulistas, a biometria é obrigatória. Os cidadãos residentes dessas localidades devem fazer a biometria no prazo definido, em datas que vão até dezembro deste ano, sob pena de ter o título eleitoral cancelado.

Mesmo nas cidades em que não há essa obrigatoriedade, o Tribunal recomenda que o eleitor se adiante e compareça ao cartório ou posto, dado que em um momento posterior pode haver filas, com o aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos.

Este será o sexto plantão do ano, realizando-se sempre aos sábados, uma vez por mês. A ação tem o objetivo de oferecer uma nova oportunidade de atendimento àqueles que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais, além de incrementar o número de pessoas com dados biométricos coletados.

Horário do plantão em shoppings no interior

Algumas unidades de atendimento instaladas em shopping centers também funcionarão no plantão deste sábado (21), e nesse caso é importante o eleitor estar atento ao horário de atividade de cada local, que pode variar. Confira aqui a programação. 

Plantão estendido em cartórios que encerram a biometria em setembro

Os cartórios eleitorais de Bariri, Brotas, Urupês, Cardoso e Teodoro Sampaio realizarão plantão estendido, atendendo os eleitores das 8h às 14h neste sábado (21) e domingo (22). Este é o último fim de semana antes de terminar o prazo para o cadastramento biométrico dos eleitores dessas cidades.

 

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Últimas notícias postadas

Recentes