TRE prepara a implementação do PJE nos cartórios eleitorais

Palestras demonstram as funcionalidades do sistema aos chefes de cartório, advogados e membros do MP

Reunião chefes de cartório

Ocorreu nessa quarta-feira  (29), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o primeiro dia de palestras sobre a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) nos cartórios eleitorais do Estado.

O evento, organizado pela Coordenadoria de Processamento e a Corregedoria do TRE-SP, reuniu advogados, membros do Ministério Público (MP) e chefes dos cartórios da capital, com o objetivo de proporcionar o primeiro contato deles com o sistema.  

As palestrantes Maria Gabriela Micucci Pires, coordenadora da Seção de Processamento, e Fabiana Reis Pacheco, chefe da Seção de Feitos Cíveis e Administrativos, do TRE-SP, demonstraram as funcionalidades do sistema e tiraram as dúvidas levantadas pelos presentes. Posteriormente, será disponibilizado um curso à distância.

Na sexta-feira (31) será realizada a palestra, novamente para advogados e membros do MP, na parte da manhã, e para chefes de cartório da Grande São Paulo, na parte da tarde. Ao longo do mês de junho, serão promovidas palestras para os usuários internos e externos dos cartórios do interior e litoral do Estado, os quais foram divididos em polos para melhor alcançar a todos.

PJE

O Processo Judicial Eletrônico foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em 2011, em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É uma ferramenta que visa facilitar o ajuizamento, processamento, julgamento e consulta de ações judiciais em qualquer instância do Judiciário brasileiro.

A modernização dos procedimentos judiciários, com a redução do uso de papel e até sua eliminação, traz muitas vantagens, como a diminuição de custos e o incremento na praticidade, segurança e a celeridade na tramitação dos processos. “Com o processo eletrônico podemos, por exemplo, praticar diversos atos em lote,  como o registro de certidões, diferente do processo físico em que temos que juntar uma a uma, o que demandava muito mais tempo”, afirma Marcus Vinicius Ogawa, chefe da Seção de processamento II, do TRE –SP.

 O PJE, que já é adotado na secretaria do tribunal desde 2017, será implementado nos cartórios eleitorais da capital em 20 de agosto e, no interior, em 22 de outubro.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido